O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, seguiu neste domingo (19/3) para Natal, no Rio Grande do Norte, para observar as ações da Força Nacional na luta contra os ataques criminosos no estado. Na noite do mesmo dia, Dino terá uma reunião com a equipe de segurança do Rio Grande do Norte e, na segunda-feira (20), às 10h30, dará uma entrevista coletiva na sede da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social.
Flávio Dino contra o crime no RN:
- Flávio Dino foii a Natal para monitorar as ações da Força Nacional contra os ataques criminosos no RN.
- Desde terça-feira, mais de 252 ataques foram registrados no estado.
- O governo federal enviou mais de 600 agentes da Força Nacional para apoiar as forças policiais do estado.
- Entrevista coletiva de Flávio Dino agendada para segunda-feira (20/3) na sede da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social.
- Polícia Civil e Polícia Federal prenderam 116 suspeitos desde o início dos ataques e recuperaram 12 motos, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN no sábado (18/3), pelo menos 252 ataques foram realizados contra a população, prédios públicos, comércios e veículos desde a última terça-feira (14/3). As autoridades estaduais consideram que os atos são uma retaliação do crime organizado a ações repressivas do governo, que resultaram em prisões nas últimas semanas.
Para ajudar as forças policiais do estado, o governo federal já autorizou o envio de mais de 600 agentes da Força Nacional e de outras forças federais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de redes sociais, anunciou a ida de Dino para amanhã (20/3), mas a assessoria do ministro confirmou que ele irá ao RN ainda neste domingo.
Desde a terça-feira (14/3), quando houve os primeiros registros de violência, a Polícia Civil e a Polícia Federal prenderam 116 suspeitos, incluindo 18 presos na Operação Normandia na sexta-feira (17/3).
O balanço da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN registra ainda 34 armas de fogo apreendidas, além de quatro falsas, 98 artefatos explosivos e 23 galões de gasolina. Há também 12 motos, dois carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto recuperados.
LEIA TAMBÉM
- Hamilton Mourão defende espionagem da Abin e critica fim de boquinhas para militares da ativa
- A martelada ‘red pill’ e o neobolsonarismo malufista de Tarcísio de Freitas
- Pesquisa IPEC: Aprovação de governo de Lula supera Bolsonaro
- Folha diz que Tarcísio Freitas ou Romeu Zema pode herdar o bolsonarismo na disputa presidencial de 2026