Davi Alcolumbre assume a presidência da CCJ, a mais importante do Senado
O senado não é só festa justa em homenagem ao Dia da Mulher, nesta quarta (8/3), pois a Casa também elege hoje as principais comissões, a exemplo da Relações Exteriores, Educação, Assuntos Econômicos e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Turismo, Ciência e Tecnologia, Assuntos Sociais, Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Transparência e Comissão de Segurança. Confira abaixo:
- O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
- Senadores Flavio Anrs (PSB-PR) e Cid Gomes (PDT) são eleitos presidente e vice-presidente da Comissão de Educação (CE). A nova composição vai comandar a CE no biênio 2023-2024.
- O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), após instalação da nova composição do colegiado para o biênio 2023-2024. O vice-presidente deverá ser eleito na próxima reunião.
- Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (PSD-RN) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
- Leila Barros é eleita presidente e Fabiano Contarato, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA). A nova composição vai comandar a CMA no biênio 2023-2024.
- Senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Cid Gomes (PDT-CE) foram eleitos presidente e vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), após a instalação da nova composição do colegiado, para o biênio 2023-2024.
- O senador Carlos Viana foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT). Não foi votado vice-presidente por falta de indicação. A nova composição vai comandar a CCT no biênio 2023-2024.
- Senadores Humberto Costa (PT-PE) e Mara Gabrilli (PSD-SP) são eleitos presidente e vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A nova composição vai comandar a CAS no biênio 2023-2024.
- O senador Davi Alcolumbre (União-AP) é eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para o biênio 2023-2024. A CCJ é considerada a comissão mais importante em funcionamento na Casa.
- Omar Aziz é eleito presidente da CTFC (Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor).
- Sérgio Petecão (PSD-AC) e Jorge Kajuru (PSB-GO) são eleitos presidente e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP). A nova composição vai comandar a CSP no biênio 2023-2024.
Nesta quarta-feira, sete personalidades escolhidas pela bancada feminina da Casa foram agraciadas com o Diploma Bertha Lutz: a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; a socióloga e primeira-dama Rosangela da Silva, a Janja; a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a cientista política Ilona Szabó, presidente do Instituto Igarapé; e a jornalista Nilza Zacarias, coordenadora da Frente Evangélica pelo Estado de Direito. Também receberam o diploma in memoriam a jornalista Glória Maria e a líder indígena Clara Camarão.
LEIA TAMBÉM
- Ao vivo: Lula participa de celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações
- Em vídeo, Gleisi chuta “países baixos” de Bolsonaro no Dia da Mulher: “machista” e “misógino”; assista
- Conta de luz 11% mais cara no Paraná enquanto Ratinho Jr. espera engordar o caixa em R$ 1,8 bi