“Fake News”: Gazeta do Povo divulga pesquisa antiga pró-Beto Richa

Segundo levantamento publicado neste sábado (15) pelo blog Gazeta do Povo, a aprovação do governador Beto Richa (PSDB) “subiu” em meio às denúncias de corrupção no Porto e propina na Odebrecht.

O ex-jornal divulgou hoje uma sondagem da Paraná Pesquisas realizada há um mês.

A pesquisa do instituto foi realizada entre 17 e 21 de março, portanto, na atual conjuntura, cheira a naftalina e parece mais antiga que amarrar cachorro com linguiça.

Nesse intervalo de um mês, o governador Beto Richa foi alvo de mais dois inquéritos no Superior Tribunal de Justiça.

O primeiro ocorreu em 30 de março quando a ministra do STJ Nancy Andrighi autorizou abertura de inquérito contra o tucano. Richa é suspeito de envolvimento em fraudes na concessão de licenças ambientais para o Porto de Paranaguá, originada pela Operação Superagui do Gaeco.

Noutra ação penal, de março de 2016, Beto Richa já era réu no STJ em ação que investiga propina na Receita Estadual. O desfalque no erário estadual seria de R$ 2 bilhões. Parte desse dinheiro teria irrigado a campanha de reeleição do governador do PSDB.

Economia

A mais nova bronca de Beto Richa, no entanto, tem a ver com a delação de Benedicto Júnior, o BJ, ex-presidente de Infraestrutura da Odebrecht.

O governador do PSDB, registrado nas planilhas de propina da empreiteira como “Brigão” e “Piloto”, recebeu mais de R$ 3 milhões nas últimas três campanhas eleitorais.

Por conta desse envolvimento com a Lava Jato, o STF autorizou que o STJ — que é o foro de governadores — a abrir novo inquérito contra Beto Richa.

A cientista política Ana Bitiruc disse que uma pesquisa que desconsidera os últimos acontecimentos políticos, no Paraná e no Brasil, pode ser confundida como “fake News”.

“Isto é ruim para a “credibilidade” da Gazeta do Povo e da Paraná Pesquisas”, adverte.

Deixe um comentário