Enio Verri: Servidores do PR recebem mais um golpe de Ratinho Júnior

Por Enio Verri*

É preciso tornar público mais um golpe, que o Governador Ratinho Júnior aplica contra os servidores públicos do Estado do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (15), a proposta do governo estadual que reajusta o salário dos servidores estaduais com o índice de 3%. O projeto de lei 729/2021 aprovado segue para a sanção ou veto do Poder Executivo.

A oposição ainda lutou bravamente na Alep para elevar o índice para 6,39%, apresentando uma emenda ao texto, mas foi rejeitada em plenário.

A APP-Sindicato também tentou convencer os deputados a alterar o texto para garantir a manutenção da carreira dos professores(as) e os direitos dos(as) funcionários(as). Tanto a APP quanto o Forum das Entidades Sindicais (FES), reivindicavam o reajuste mínimo de 6,39%, referente à dívida de 2017, que foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

O Governo Ratinho Júnior tem seguido à risca as lições de Bolsonaro e Paulo Guedes na destruição do Estado, na destruição dos direitos e na entrega das riquezas — no nosso caso, das riquezas estaduais — ao grande capital.

Economia

Em mais uma de suas enganações, depois de sete anos sem dar reajuste aos servidores, o Governo foi a público dizer que os professores teriam um reajuste de quase 48,7%. Agora, concretamente, esse reajuste ficou nesses 3%.

A proposta do governador acaba com a diferença porcentual entre classes e níveis, achatando a carreira e tirando o direito de que a categoria evolua ao longo dos anos. Os aposentados também ficarão só com os 3% da data-base.

Professores e servidores lutam para evitar achatamento em salários no Paraná [vídeo]

Walkiria Mazeto, presidenta da APP-Sindicato, é entrevistada pelo Blog do Esmael

Sem falar que o salário dos servidores paranaenses está com uma defasagem acumulada de 30%, referente à inflação. Um verdadeiro calote que o governo do Estado vem ignorando ano a ano.

Ou seja, o Governo mente para o povo, tenta construir uma história falsa e, mais uma vez, tira toda a luz desses profissionais da educação e de outros setores, que merecem mais atenção.

Ratinho Junior dá um recado claro: não valoriza o servidor público, não reconhece a importância de um(a) professor(a) na transformação da vida da população.

Além disso, aos poucos vai tirando o poder de compra das categorias, o que em um futuro próximo vai atingir também a economia do Estado, que perde consumo como consequência desse tipo de medida.

Nada mais justo do que apoiar os atos e manifestações que todos os servidores públicos do Estado do Paraná estão realizando nestes dias, acampados no Centro Cívico e também em outros lugares do Estado. Estão brigando por direitos contra os retrocessos que avançam tanto no país, quanto no nosso Estado do Paraná.

E vale ainda ressaltar que, quando a situação é grave, a resposta é greve.

*Enio Verri, deputado federal (PT-PR) e professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).