A suspensão do piso salarial dos profissionais de enfermagem desencadeou nesta quarta (21/09) em todo o País, inclusive no Paraná, a deflagração de uma greve de advertência por 24 horas.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu por tempo indeterminado os efeitos da Lei nº 14.314/2022, que criou o piso nacional da enfermagem, até que os poderes Executivo e Legislativo apontem fontes pagadoras das novas despesas.
A lei estabelece o piso de enfermeiros em R$ 4.750; 75% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.
Na capital paranaense, os trabalhadores da enfermagem representados pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e região, SINDESC, organizam a paralisação em 12 hospitais. Confira:
- HOSP. EVANGÉLICO
- HOSP. PEQUENO PRINCIPE
- HOSP. N. Sra. DAS GRAÇAS
- SANTA CASA de Curitiba
- HOSP. CAJURU / Marcelino Champagnat
- HOSP. SANTA CRUZ
- HOSP. DO ROCIO – Campo Largo
- HOSPITAL DO TRABALHADOR (FUNPAR)
- HOSP. ZILDA ARNS (FEAS)
- HOSP. SÃO VICENTE
- HSOP. CRUZ VERMELHA
- HOSP. ANGELINA CARON – Campina Grande do Sul
A decisão pela suspensão do piso ocorreu no contexto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.222, apresentada em 10 de agosto pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras sete entidades, entre elas a Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Além do protesto em frente aos hospitais, os enfermeiros também levantaram uma barraca na Rua XV de novembro, na Boca Maldita, em Curitiba, onde, às 17 horas, haverá um ato com servidores municipais e estaduais da enfermagem.
Os profissionais comunicam que, mesmo com a greve, foi mantido o funcionamento de 30% da enfermagem para garantir o necessário para o atendimento à população.
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
LEIA TAMBÉM
- A corda arrebentou do lado dos enfermeiros que atuaram na pandemia
- Funeral da rainha Elizabeth II não converteu votos para Bolsonaro, dizem pesquisas eleitorais
- Tic-tac: faltam 11 dias para as eleições 2022
- Programa de Lula bate pesado contra Bolsonaro no horário eleitoral; confira o vídeo
- Ratinho Júnior enquadrado por Bolsonaro anuncia apoio a adversário de Alvaro Dias na propaganda eleitoral; assista