Em ato fechado e sem aviso prévio, Mário Frias toma posse na Cultura

O Ministério do Turismo informou que o ex-ator de Malhação Mário Frias tomou posse na terça-feira (23) na secretário Especial de Cultura do governo Bolsonaro. A posse aconteceu sem eventos cerimoniais, sem a presença da imprensa ou pronunciamentos do novo secretário. A nomeação de Frias foi publicada na sexta-feira (19) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a Secretaria de Comunicação, o ato fechado aconteceu no gabinete do ministro Marcelo Alvaro Antonio. A assinatura do termo de posse foi informada pelo ministério, por uma rede social, apenas após acontecido. Na ocasião, o secretário-adjunto da Cultura, Pedro José Vilar Godoy Horta, também tomou posse ao cargo.

Mário Frias assume cargo anteriormente ocupado pela também atriz, Regina Duarte. Ele é o quinto secretário de Cultura do governo federal em 17 meses. Durante o período, além de Regina Duarte, Roberto Alvim, Ricardo Braga e Henrique Pires também ocuparam o cargo.

O governo Bolsonaro move uma campanha sistemática contra o que chama de “marxismo cultural”, um termo ideológico vago e impreciso que contribuiu para a paralisação de programas e iniciativas da pasta – gerando uma crise permanente no setor cultural do país.