De acordo com os resultados divulgados pela Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP) deste domingo (30/4), Santiago Peña, de 44 anos, foi eleito presidente do Paraguai pelo Partido Colorado. O vice eleito é Pedro Alliana.
O candidato Santiago Peña, da Associação Nacional Republicana (ANR), foi eleito como o próximo presidente da República do Paraguai, de acordo com os dados do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. Com sua vitória, o Partido Colorado garante mais cinco anos no governo. Sua posse será no dia 15 de agosto deste ano.
O Partido Colorado garante mais cinco anos no Poder Executivo com a vitória da dupla Santiago Peña – Pedro Alliana para a presidência e vice-presidência da República do Paraguai nas eleições gerais de 30 de abril, segundo dados da transmissão dos resultados eleitorais preliminares (TREP), do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.
A dupla colorada se enfrentou nestas eleições com Efraín Alegre-Soledad Núñez, da Concertación Nacional. Esta ficou na segunda posição nessa jornada eleitoral.
A lista encabeçada por Payo Cubas logo se posicionou como a terceira força a nível nacional.
Santiago Peña é qualificado como fantoche de Horacio Cartes, presidente da ANR e, sancionado pelo governo dos Estados Unidos, como “significativamente corrupto”. Assim mesmo, foi duramente criticado durante sua campanha política por suas mensagens que apontavam para o nepotismo e corrupção.
Peña, economista de profissão foi ministro da Fazenda entre 2015 e 2017, período de Horacio Cartes como presidente do Paraguai. Durante sua gestão na pasta econômica deixou que Dario Messer, irmão da alma de Cartes, operasse sem problemas.
Festas na sede da ANR, em Assunção
Na sede da Associação Nacional Republicana (ANR) começam a reunir os adeptos do partido Colorado e bem se fecham os locais de votação, para festejar.
Em uma corrida eleitoral acirrada, os candidatos a presidente e seus partidos têm feito campanha intensa para conquistar votos. Os eleitores estão ansiosos para ver quais partidos conseguirão maioria no Senado e na Câmara de Deputados.
Aguardemos os próximos resultados, que poderão mudar o rumo da eleição. Fique ligado no Blog do Esmael para saber mais sobre as eleições no Paraguai 2023.
Quem é Santiago Peña?
Santiago Peña, 44 anos, já ocupou diversos cargos públicos, incluindo o de Ministro das Finanças do Paraguai de 2013 a 2017 durante o mandato do ex-presidente Horacio Cartes. Além disso, Peña é graduado em Economia pela Universidade Católica de Assunção e possui mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.
Peña é considerado um fantoche de Horacio Cartes, presidente da ANR, sendo qualificado pelo governo dos Estados Unidos como “significativamente corrupto”. Os adeptos do partido Colorado se reuniram na sede do ANR para festejar a vitória de Peña.
Que Paraguai foi às urnas hoje?
O Paraguai é um país que faz fronteira com o Brasil e é sócio na Itaipu Binacional. O Paraguai tinha uma população de cerca de 7,2 milhões de habitantes em 2021. A seguir estão alguns dados econômicos e sociais do país:
- PIB (Produto Interno Bruto): US$ 40 bilhões (estimativa de 2021)
- PIB per capita: US$ 5.692 (estimativa de 2021)
- Taxa de crescimento do PIB: 4,5% (estimativa de 2023)
- Taxa de desemprego: 4,1 % (estimativa de 2023)
- Inflação: 8,1% (estimativa de 2022)
- Setores econômicos mais importantes: agricultura, indústria (principalmente manufatura) e serviços.
Em relação aos eleitores, de acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai, havia um total de 4.433.545 eleitores registrados no país para as eleições gerais realizadas em abril de 2021.
LEIA TAMBÉM
- Lula faz hoje pronunciamento histórico no Dia do Trabalhador em rede nacional de TV
- Extrema direita vê ‘farra publicitária na Globo’ como tentativa de conter CPMI sobre 8 de janeiro
- Resultado da enquete: Candidatos de Lula e Deltan Dallagnol polarizam disputa pela Prefeitura de Curitiba; confira
- Gleisi Hoffmann diz que sabe o que a juíza Gabriela Hardt fez no verão passado
Parabéns aos paraguaios pela eleição da direita e pelo discernimento da escolha. Ainda bem que os eleitores enxergaram o mal dos seus vizinhos. Viva o Paraguai!