Eleições no México: Obrador favorito, mas resultado só na madrugada de segunda

Os mexicanos compareceram às urnas para eleições neste domingo (1), que transcorreram com relativa tranquilidade. O candidato da coligação “Juntos Faremos História” López Obrador é o favorito.”Este é um dia histórico. O povo do México vai decidir livremente sobre quem deve encabeçar o governo nos próximos seis anos”, afirmou López Obrador antes de votar.

“Nós pensamos que as pessoas vão dar o seu apoio (…). Vamos conseguir esta transformação sem violência, de maneira pacífica. Será uma mudança ordenada e ao mesmo tempo profunda porque vamos expulsar do país a corrupção”, completou, ao lado da esposa e dos filhos em um colégio eleitoral na zona sul da Cidade do México.

Em sua terceira tentativa consecutiva de chegar à presidência, AMLO, como é conhecido pelos mexicanos, se apresenta como o candidato antissistema e é o favorito nas pesquisas, com mais de 20 pontos de vantagem sobre os rivais de partidos tradicionais: Ricardo Anaya, apoiado por uma coalizão de direita e esquerda (PAN, PRD e Movimento Cidadão) e José Antonio Meade, do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), que aparece em terceiro.

Além da eleição para presidente, quase 89 milhões de mexicanos estão registrados para escolher governadores, prefeitos e deputados locais e federais, entre os mais de 18.000 cargos em disputa.

López Obrador, 64 anos, conseguiu capitalizar o cansaço da população após seis anos de governo neoliberal de Enrique Peña Nieto, um mandato marcado pela corrupção por e denúncias de violações dos direitos humanos.

Economia

Na manhã deste domingo, uma militante do Partido do Trabalho (PT) foi assassinada no estado de Michoacán, antes da abertura das seções eleitorais.

Flora Resendiz González “faleceu quando era atendida em um hospital do município de Maravatío, após ser baleada por volta das 06H30 local, quando estava em casa”, informou a procuradoria de Michoacán, oeste do México.

O resultado da eleição serão divulgados oficialmente na madruga desta segunda-feira, dia 2.

*Com Agências