Curitiba "mais inteligente"? Será? Como?

Curitiba foi eleita a cidade “mais inteligente”, imagina as outras…

Jesus, me abana!

Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha.

Imagina as outra cidades, que não são tão “inteligentes” – aos olhos dessa franquia World Smart City Awards.

Economia

Aliás, um desrespeito com as outras cidades que são consideradas “menos inteligentes” do que essas franqueadas nesse glamouroso evento catalão.

Foi na Espanha que surgiram as indulgências por volta do século X, onde o pecador comprava a passagem para o reino dos céus.

Turismo Foz

A premiação aconteceu durante o evento nesta quarta-feira (8/11), segundo a Prefeitura de Curitiba.

A capital paranaense foi vencedora na categoria Cidades, vencendo a finalistas Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido).

O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é considerado um dos principais do mundo no quesito inovação e cidades inteligentes, ainda de acordo com a administração curitibana.

Entre as avaliações realizadas estão políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e ações de modernização.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, representou o Governo do Estado na World Smart City.

Ele enfatizou Curitiba e o Vale do Pinhão, que é o ecossistema curitibano de inovação, e ressaltou a modernização do Paraná.

A capital do Paraná é mundialmente reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, diz a propaganda.

No entanto, até hoje, os estudantes ainda não têm passe livre escolar e a proposta de tarifa zero pode ser deturpada para ampliar os lucros das atuais concessionárias do transporte coletivo.

Um horror!

No sábado (11/11), movimentos sociais organizam na capital paranaense uma plenária para discutir a tarifa zera e a eliminação dos atravessadores [concessionárias] no transporte.

A cidade é pioneira em diversas áreas, desde a implementação do 5G até a promoção de práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico – continua a propaganda do Palácio 29 de Março.

“Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo em 2023, nos 330 anos de sua existência”, festejou o prefeito Rafael Greca durante a cerimônia de premiação.

Curitiba está avançando na eletromobilidade, com a introdução de ônibus elétricos e veículos elétricos em suas frotas – disse o mandatário.

Greca também disse que a cidade se destaca no acesso à alimentação saudável, com diversas iniciativas como Armazéns da Família, Sacolões da Família, Restaurantes Populares e hortas urbanas.

Em termos de sustentabilidade ambiental, a Capital investe na redução de emissões de carbono, incluindo a instalação de usinas fotovoltaicas – jura o prefeito.

Se Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo, imagina as demais cidades…

Um acinte, portanto.