Este blogueiro conversou longamente nesta sexta (8) com um dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa, que investiga a máfia do pedágio no Paraná. O deputado estranhou matéria publicada na edição de hoje no jornal Gazeta do Povo afirmando que “Pedágio no PR traz prejuízo tanto ao usuário quanto à s concessionárias“.
“Suspeito que o lobby do pedágio está agindo fortemente”, diz o integrante da CPI, que prometeu levantar a “lebre” na sessão da comissão prevista para a próxima segunda (11). Ele pediu para não ser identificado nesta postagem.
O parlamentar revela que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), citada como fonte da Gazeta do Povo, é “inidônea” porque seu estudo “técnico” puxa a brasa para a sardinha das concessionárias.
A Fipe havia sido escolhida para elaborar estudo técnico em comum acordo entre pedagiadoras e governo do Paraná, por determinação judicial, ainda na gestão de Roberto Requião (PMDB) que movera ações pedindo anulação de aditivos firmados nos anos 2001 e 2002 (governo Jaime Lerner).
A parte do custo que cabia erário na encomenda do estudo, algo em torno de R$ 165 mil, só foi paga ao Instituto no período em que Orlando Pessuti (PMDB) assumiu o Palácio Iguaçu. Porém, ao assumir o comando do governo, Beto Richa (PSDB) suspendeu ações “ganhas” para “negociar” com as concessionárias.
Pois bem, aí vem o estranhamento do membro da CPI. A recém-criada Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) contratou a mesma Fipe que havia sido contratada em ‘sociedade’ com as empresas de pedágio. “… as concessionárias precisariam ser ressarcidas. Em alguns casos, a indenização seria de várias centenas de milhões”, registrou a Gazeta.
Enfim, além do governo e do parlamento, o lobby do pedágio parece que também entranhou até nos institutos técnicos?
Em março de 2013, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), divulgaram relatório técnico assegurando que as empresas de pedágio roubaram os paranaenses nos últimos 15 anos (clique aqui para relembrar).
De acordo com o estudo do Crea e do Senge (leia a íntegra do documento), as rodovias do Anel de Integração se encontram em condições muito próximas das encontradas antes do processo de concessão!.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.