CPI do Pedágio suspeita influência de lobby até no estudo da Fipe

Membros da CPI do Pedágio deverão pedir suspeição de estudo apresentado pela Fipe que dá razão e sugere ressarcimento à s concessionárias de pedágio no Paraná; deputado vê lobby das empresas e conluio do governo do estado, que pagou estudo técnico! de R$ 165 mil  para Instituto supostamente favorecer! pedagiadoras;  Crea-PR, em parecer divulgado em março deste ano, apontou que os usuários vem sendo roubados há 15 anos, pois as rodovias do Anel de Integração se encontram em condições muito próximas das encontradas antes do processo de concessão!.
Membros da CPI do Pedágio deverão pedir suspeição de estudo apresentado pela Fipe que dá razão e sugere ressarcimento à s concessionárias de pedágio no Paraná; deputado vê lobby das empresas e conluio do governo do estado, que pagou estudo técnico! de R$ 165 mil para Instituto supostamente favorecer! pedagiadoras; Crea-PR, em parecer divulgado em março deste ano, apontou que os usuários vem sendo roubados há 15 anos, pois as rodovias do Anel de Integração se encontram em condições muito próximas das encontradas antes do processo de concessão!.
Este blogueiro conversou longamente nesta sexta (8) com um dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa, que investiga a máfia do pedágio no Paraná. O deputado estranhou matéria publicada na edição de hoje no jornal Gazeta do Povo afirmando que “Pedágio no PR traz prejuízo tanto ao usuário quanto à s concessionárias“.

“Suspeito que o lobby do pedágio está agindo fortemente”, diz o integrante da CPI, que prometeu levantar a “lebre” na sessão da comissão prevista para a próxima segunda (11). Ele pediu para não ser identificado nesta postagem.

O parlamentar revela que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), citada como fonte da Gazeta do Povo, é “inidônea” porque seu estudo “técnico” puxa a brasa para a sardinha das concessionárias.

A Fipe havia sido escolhida para elaborar estudo técnico em comum acordo entre pedagiadoras e governo do Paraná, por determinação judicial, ainda na gestão de Roberto Requião (PMDB) que movera ações pedindo anulação de aditivos firmados nos anos 2001 e 2002 (governo Jaime Lerner).

A parte do custo que cabia erário na encomenda do estudo, algo em torno de R$ 165 mil, só foi paga ao Instituto no período em que Orlando Pessuti (PMDB) assumiu o Palácio Iguaçu. Porém, ao assumir o comando do governo, Beto Richa (PSDB) suspendeu ações “ganhas” para “negociar” com as concessionárias.

Pois bem, aí vem o estranhamento do membro da CPI. A recém-criada Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) contratou a mesma Fipe que havia sido contratada em ‘sociedade’ com as empresas de pedágio. “… as concessionárias precisariam ser ressarcidas. Em alguns casos, a indenização seria de várias centenas de milhões”, registrou a Gazeta.

Economia

Enfim, além do governo e do parlamento, o lobby do pedágio parece que também entranhou até nos institutos técnicos?

Em março de 2013, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), divulgaram relatório técnico assegurando que as empresas de pedágio roubaram os paranaenses nos últimos 15 anos (clique aqui para relembrar).

De acordo com o estudo do Crea e do Senge (leia a íntegra do documento), as rodovias do Anel de Integração se encontram em condições muito próximas das encontradas antes do processo de concessão!.

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