Covid-19: ‘Greca comete crime de responsabilidade’, diz Requião

Prefeito Rafael Greca é criticado pela oposição, que vê o combate ao coronavírus mais prioritário do que obras e asfalto em Curitiba.
O ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), presidente da Frente Ampla pela Soberania, pelo Twitter, classificou como “crime e responsabilidade” do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), a liberação do comércio a partir desta sexta-feira (17) num quadro de expansão do coronavírus.

Para Requião, não faltam como exemplos informações e atitudes em todo o mundo. Segundo o emedebista, liberar o comércio em Curitiba é um crime de responsabilidade do prefeito curitibano.

“Diante das informações que temos, da atitude de todos os países do mundo, liberar o comércio em Curitiba é, nada mais, nada menos, que crime de responsabilidade”, disse Roberto Requião, ilustre morador da capital paranaense.

Em uma live transmitida nesta quarta-feira (15), Greca informou que o comércio pode voltar a funcionar desde que atenda uma série de medidas que serão publicadas no Diário Oficial do Município.

A autorização do prefeito curitibano se deu um dia após a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Associação dos Bares e Casas Noturnas (Abrabar) fazerem um apelo pela reabertura.

Greca lembrou que a Prefeitura de Curitiba não chegou a determinar o fechamento do comércio, mas que a nova resolução deixa mais clara as atitudes que os comerciantes deverão tomar a partir de amanhã.

Economia

LEIA TAMBÉM
Trump aproveita pandemia do coronavírus para demitir 560 funcionários

Mandetta se diz ‘cansado’ e pode ser demitido pelo Twitter

Brasil pode ter mais de 300 mil infectados pelo coronavírus, diz pesquisador

“Ao contrário do que minha oposição quis grudar em mim, minha administração nunca determinou o fechamento do comércio, mas era moda na época da hashtag fecha tudo. Nós até achávamos que precisaríamos manter o comércio aberto por mais um tempo, para que não fosse muito longo o período de fechamento. Mas me desobedeceram e Curitiba viveu um período de provação”, afirmou.

O Brasil tem 28.912 casos confirmados de coronavírus e 1.760 mortes, segundo o Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba afirma que a capital do Paraná registra 358 casos confirmados de covid-19 e oito mortes.

Números da Covid-19 em Curitiba:

  • 358 casos confirmados
  • 924 casos descartados
  • 109 suspeitos
  • 120 pacientes liberados
  • 8 mortes

COVID-19: TJPR decide em prol do isolamento social em dois municípios
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, decidiu nesta quarta-feira (15) pelo distanciamento social para conter a infecção pelo coronavírus.

O TJPR confirmou a suspensão da eficácia de dois decretos das prefeituras de Marechal Cândido Rondon e Curiúva, interior do Paraná, que autorizavam a reabertura generalizada do comércio em ambas as cidades.

A decisão do TJPR reforçou a necessidade de esforços conjuntos dos entes públicos para conter a propagação do novo coronavírus: “Necessário ter em mente neste momento que a organização do combate à pandemia deve ocorrer de maneira global, ficando a política estratégica a cargo do Estado. De nada adianta o controle da COVID-19 no Município de Cascavel, por exemplo, se em município próximo, o vírus SARS-Cov-2 continuar contaminando seus cidadãos, o que forçosamente ocorrerá, até por meio do comércio que se pretende preservar”, decidiu Xisto Pereira.