Conheça os 10 mandamentos da nova frente parlamentar em defesa da Copel e da Sanepar

Conheça os 10 mandamentos da nova frente parlamentar em defesa da Copel e da Sanepar

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) instituiu a Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas, na terça-feira (28/3), com o objetivo de aprofundar a discussão e criar meios de aprimoramento das políticas públicas e da legislação referente ao controle social de empresas públicas. Um dos principais focos da Frente Parlamentar será a luta contra o processo de privatização em curso de empresas estatais e de sociedades de economia mista controladas pelo Estado, como a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Os deputados que compõem a Frente Parlamentar se comprometeram a seguir os “10 mandamentos” em defesa das empresas públicas paranaenses. São eles:

  1. “Não privatizarás!”
  2. “Não Venderás!”
  3. “Não Doarás!”
  4. “Não Entregrarás!”
  5. “Não Concederás”
  6. “Não Desestatizarás!”
  7. “Não Roubarás!”
  8. “Não Leiloarás!”
  9. “Não Pedagiarás!”
  10. “Não descuidarás da função social das empresas estatais!”

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), autor da proposta e coordenador dos trabalhos, destacou a importância da Frente Parlamentar para impedir o processo de privatização da Copel, no entanto, para ajudar no processo de conciliação entre Estado do Paraná e Itaú Unibanco S/A no Supremo Tribunal Federal, em que foi tratado especificamente sobre os possíveis reflexos da Lei Estadual nº 21.272/2022 na negociação entre as partes.

Economia

A nova Frente Parlamentar conta ainda com a participação de outros nove deputados, que se comprometem a defender as empresas públicas paranaenses e a avaliar o cumprimento da função social dessas empresas. Vale destacar que a Frente Parlamentar não tem a função de fazer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial global dessas empresas, que é de responsabilidade da comissão de fiscalização da Alep.

A nova Frente Parlamentar conta ainda com a participação suprapartidária dos deputados Goura (PDT), Professor Lemos (PT), Dr. Antenor (PT), Requião Filho (PT), Renato Freitas (PT) e as deputadas Ana Júlia (PT), Cristina Silvestri (PSDB) e Luciana Rafagnin (PT).

Turismo Foz

“A criação dessa Frente Parlamentar inova com a criação de um instrumento focado nos processos de privatização em curso de empresas estatais e de sociedades de economia mista controladas pelo Estado e na avaliação do cumprimento da função social dessas empresas, como Copel, Ceasa, Celepar e Compagas”, explicou o deputado Arilson Chiorato.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Londrina Sustentabilidade