Coluna do Mac Donald: As vias exclusivas de ônibus em Curitiba

Ricardo Mac Donald, capitão do time do prefeito Gustavo Fruet, nesta sexta, anuncia que Curitiba adotará, a partir de 29 de maio, faixas exclusivas para o tráfego do ônibus tipo Haddad!; prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) foi o primeiro a adotar o modelo, mas o colunista aponta vantagens superiores das vias curitibanas; ... quanto mais velocidade tem o sistema menor é o seu custo...!, ensina o secretário Municipal de Governo, depois de ouvir técnicos que operam o sistema de transporte público na capital; O transporte coletivo precisa, cada vez mais, de espaço preferencial em relação ao automóvel!, diz Mac Donald, ao comentar sobre reclamação de comerciantes com a eliminação de estacionamentos; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Mac Donald, capitão do time do prefeito Gustavo Fruet, nesta sexta, anuncia que Curitiba adotará, a partir de 29 de maio, faixas exclusivas para o tráfego do ônibus tipo Haddad!; prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) foi o primeiro a adotar o modelo, mas o colunista aponta vantagens superiores das vias curitibanas; … quanto mais velocidade tem o sistema menor é o seu custo…!, ensina o secretário Municipal de Governo, depois de ouvir técnicos que operam o sistema de transporte público na capital; O transporte coletivo precisa, cada vez mais, de espaço preferencial em relação ao automóvel!, diz Mac Donald, ao comentar sobre reclamação de comerciantes com a eliminação de estacionamentos; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Mac Donald*

A partir do próximo dia 29, Curitiba fará o primeiro teste com vias exclusivas para ônibus.

Técnicos em transporte público afirmam que, quanto mais velocidade tem o sistema menor é o seu custo, pois transporta-se mais passageiros com o mesmo equipamento e número de funcionários.

A conta é mais ou menos assim: a cada quilômetro/hora que se aumenta na velocidade média da frota diminui-se 1% o custo da passagem.

Outro benefício da via exclusiva, já que os ônibus têm tratamento preferencial, é diminuir consideravelmente o tempo que trabalhadores e estudantes levam para se deslocar, que hoje é, em média, 45 minutos por trecho.

A primeira via exclusiva será a Rua XV de Novembro, no trecho da Av. Nossa Senhora da Luz à  Rua João Negrão !“ uma extensão de 2.400 metros, por onde trafegam 11 linhas de ônibus.

Economia

No entanto, não está sendo fácil a implantação dessa via. Primeiro, foi necessário arrumar toda a Rua, recapeada com asfalto novo, desde a Ubaldino do Amaral até a Praça Santos Andrade. Depois, vem a sinalização com tachões e tinta especial; a implantação de câmaras de monitoramento e o preparo dos agentes de trânsito que acompanharão o início dos trabalhos. A SETRAN estará orientando os motoristas até o dia 23 de junho, a partir de então passará a coibir e multar os que desrespeitarem a sinalização.

Além de uma operação específica junto à s empresas de ônibus, estão sendo preparadas também as medições técnicas, em horários variados, antes e depois da implantação do novo sistema, as quais servirão para aferir o ganho de velocidade e produtividade.

Por fim, e talvez o mais espinhoso, é a comunicação aos comerciantes desse trecho, que, em alguns casos, ficarão sem estacionamento na via. Estão sendo providenciadas alternativas para utilização das ruas laterais, além de outras medidas mitigadoras.

Pode haver descontentamentos nesse ponto, mas não há outro caminho. O transporte coletivo precisa, cada vez mais, de espaço preferencial em relação ao automóvel.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

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