‘Coletes amarelos’ protestam contra Macron no 17º fim de semana consecutivo


Os “coletes amarelos” realizaram nova jornada de manifestações em toda França neste sábado (9) contra as políticas de retirada de direitos sociais conduzidas pelo presidente Emmanuel Macron, realizando ato na base da Torre Eiffel, junto com os das mulheres, no 17º fim de semana de protestos.

“Ato decisivo: não nos moveremos”. Em Paris, os manifestantes propunham atos pacíficos aos pés da Torre Eiffel, logo desmobilizada pela Polícia francesa. Manifestações também ocorreram em diversas cidades da França.

Como acontece há 17 sábados, hoje pela manhã os manifestantes se reuniram em Paris, perto do Arco do Triunfo, para onde também se dirigiram sindicalistas com coletes vermelhos e mulheres, de rosa, um dia depois do Dia Internacional da Mulher.

Para os “coletes amarelos”, o objetivo de março é dar um novo impulso ao movimento, com o espírito de quando começou, e aumentar a pressão sobre o presidente Macron.

E já foram lançadas as convocações para um novo protesto na próxima semana, o 18º sábado de mobilização, que seria um dia depois do fim do “grande debate” convocado pelo governo Macron. A expectativa é conseguir reunir “toda França” em Paris para para dar um “ultimato” ao governo.

*Com informações de Agências

Economia