Caos na Educação: Cai o Ideb do Paraná

20120814-164706.jpg

Daqui a pouco, à s 17 horas, durante uma coletiva de imprensa (clique aqui para assistir ao vivo), em Brasília, o Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado do Ideb (àndice de Desenvolvimento da Educação Básica) de todo o país.

O leitor deste blog já sabe, desde 2 de julho, que foi ao chão os números do Ideb paranaense sob o tacão da secretária da Educação de fato, Meroujy Cavet, e de seu assistente, o vice-governador Flávio Arns (PSDB).

As informações extra-oficiais dão conta que o “xoque de jestão” do PSDB na Educação está funcionando bem no Paraná. No entanto, corre-se o risco de matar a comunidade escolar eletrocutada.

Segundo o “orelha seca” do blog instalado dentro da SEED, o Ideb do Paraná assim ficou:

* Ensino Médio caiu de 3,9 (ano 2009) para 3,7 (ano 2011).
* Ensino Fundamental (séries finais) caiu de 4,1 (ano 2009) para 4,0 (ano 2011).
* Ensino Fundamental (séries iniciais) não cumpriu meta de 5,7 (ano 2011) e manteve-se em 5,2 (ano 2009).

Economia

Se continuar nessa toada, no final do governo Beto Richa, o Ideb paranaense será inferior aos índices africanos e a dupla Meroujy-Arns inaugurarão um salão para a dança do siri na Educação.

Para os leigos, uma breve explicação sobre o Ideb. Trata-se do àndice de Desenvolvimento da Educação Brasileira. Ele é resultado da soma da Prova Brasil com as taxas de aprovação e reprovação nas escolas da rede pública e privada.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 !“ correspondente à  qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Comments are closed.