Boris Johnson diz que Reino Unido e seus aliados vão ‘travar a economia russa’ com sanções

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que o Reino Unido responderá com “um pacote maciço de sanções” que “prejudicará a economia russa”.

– A Ucrânia é um país que há décadas goza de liberdade e democracia e do direito de escolher seu próprio destino. Nós e o mundo não podemos permitir que essa liberdade seja simplesmente extinta. Não podemos e não vamos apenas desviar o olhar … – disse Johnson.

Alemanha reage à operação militar da Rússia na Ucrânia

– Hoje, em conjunto com nossos aliados, concordaremos com um pacote maciço de sanções econômicas projetadas a tempo de atrapalhar a economia russa – anunciou o primeiro-ministro.

E para esse fim, continuou Boris Johnson, “também devemos coletivamente cessar a dependência do petróleo e gás russos que por muito tempo deu a Putin seu controle sobre a política ocidental”.

Lula critica Bolsonaro por mentir sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia [vídeo]

O líder britânico afirmou que a missão dos países europeus são: diplomaticamente, politicamente, economicamente e, eventualmente, militarmente.

Johnson classificou como “empreendimento hediondo e bárbaro” de Vladimir Putin e que a operação militar na Ucrânia deve terminar em fracasso.

Economia

É possível Guerra Mundial a partir do conflito entre Rússia e Ucrânia?