Bolsonaro não sabe o que fazer no Paraná

► “[Ratinho Junior] não apoiará ninguém na prática. O que ele quer é o apoio de todos, mas não quer se indispor com ninguém”, diz pré-candidato bolsonarista Filipe Barros

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está ‘mais perdido que cachorro em dia de mudança’ quando o assunto é o cenário político no Paraná. Ele literalmente não sabe o que fazer nas eleições de 2022 no estado.

O principal aliado de Bolsonaro no Paraná, em tese, seria o governador Ratinho Junior (PSD), que fala em apoiar todos os pré-candidatos a presidente da República.

– Até o momento, Ratinho tem dito nos bastidores que irá apoiar todos os candidatos à presidência, ou seja, não apoiará ninguém na prática – disse ao portal Bonde o deputado federal Filipe Barros (PSL), pré-candidato ao Palácio Iguaçu, durante o Congresso Brasil Profundo, que reuniu cerca de 800 pessoas na zona norte de Londrina na manhã de sábado (12/03).

Ratinho Junior está orientando seus correligionários a montarem três palanques no estado com Bolsonaro, Lula e Moro. Mas ele próprio, Ratinho, não declararia em público apoio a ninguém – em um primeiro momento.

O mesmo discurso Ratinho Junior também faz em relação ao candidato ao Senado. Se antes ele piscou para a reeleição de Alvaro Dias (Podemos), no sábado, o governador liberou do PSD seu dileto ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva, para se filiar no PP (Progressistas) com o objetivo de disputar o cargo de senador.

Esse discurso de pluralidade de candidaturas não convence o Podemos, nem o PT, muito menos o Palácio do Planalto.

Economia

– A deliberação do presidente Bolsonaro é mantermos a nossa pré-candidatura. Isso pode ser alterado? Pode. Mas pretendemos mantê-la até que o governo atual se posicione. Até o momento, Ratinho tem dito nos bastidores que irá apoiar todos os candidatos à presidência, ou seja, não apoiará ninguém na prática. O que ele quer é o apoio de todos, mas não quer se indispor com ninguém. É preciso que ele se posicione. Caso não haja uma posição clara do governador, nós manteremos a minha candidatura – detalha Filipe Barros, que participou do evento aberto aberto pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (União Brasil-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Em síntese, Bolsonaro não sabe o que fazer no Paraná.

Sem exclusividade, Alvaro também fala em candidatura própria do Podemos ao governo do Paraná. O nome mais lembrado do partido é do senador Flávio Arns, que, segundo fontes na legenda, já entrou no aquecimento e decorou o slogan “Fora, Ratinho”.