Bolsonaro deve fazer um novo pronunciamento em cadeia de Rádio e TV nesta terça-feira

O presidente Bolsonaro já adiantou na manhã desta terça-feira (31) que pode fazer um novo pronunciamento em cadeia nacional nesta noite para comentar o posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A questão é que o presidente faz uma leitura “particular” do que disse ontem o diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Para Bolsonaro, o diretor da OMS defende o fim do isolamento, mas a verdade é justamente o contrário.

Veja o que diz Bolsonaro no vídeo:

Bolsonaro reduziu a fala de Tedros à seguinte frase: “os trabalhadores informais têm que voltar a trabalhar”. Mas não foi nada disso que o dirigente da OMS falou. Na verdade, o que ele disse foi:

Sou da África e sei que muita gente precisa trabalhar cada dia para ganhar o seu pão. E governos devem levar essa população em conta. Se estamos limitando os movimentos, o que vai acontecer com essas pessoas que precisam trabalhar diariamente? Cada país deve responder a essa questão.

Economia

Para que não restem dúvidas, o próprio diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, postou em seu Twitter:

“Pessoas sem fonte de renda regular ou sem qualquer reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e permitam que elas cumpram as medidas de saúde pública para a Covid-19 recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e pela OMS”, disse o diretor-geral da OMS.

“Eu cresci pobre e entendo essa realidade. Convoco os países a desenvolverem políticas que forneçam proteção econômica às pessoas que não possam receber ou trabalhar devido à pandemia da covid-19. Solidariedade”, completou.

Confira o original em inglês:

Mas Bolsonaro deve ignorar solenemente esse desmentido.

Com informações do UOL e o Globo. 

LEIA TAMBÉM
‘O Brasil vai parar Bolsonaro’ é a mensagem dos panelaços desta noite às 20h30

Lula: “O epicentro da crise é o Bolsonaro”

“Bolsonaro e Mourão são almas gêmeas”; afirma Gleisi Hoffmann