34 pontos X 17: Bolsonaro comemorou queda do Ibope da Globo durante Fla-Flu

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) soltou rojões ontem à noite, após o Fla-Flu, não pela vitória do Mengão por 1 gol a zero aos cinquenta minutos do segundo tempo. Pelo contrário. O presidente comemorou a queda do Ibope da Globo, no horário, e a vantagem do SBT.

Segundo o instituto de pesquisas, o SBT obteve 27,2 pontos de audiência ante 24,5 do Jornal Nacional comandado pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos.

Segundo o Ibope, às 22h58, período de término do jogo, o SBT registrava 34 pontos X 17 da Globo.

O SBT de Silvio Santos só conseguir transmitir a final do Campeonato Carioca, nesta quarta, graças à manobra do presidente Bolsonaro que editou a MP 984, conhecida como “MP do Flamengo”, que prevê que a negociação dos direitos de transmissão fique restrita, para cada partida, aos clubes mandantes. Isto significa que uma emissora ou uma empresa de streaming, para transmitir um evento esportivo de futebol, não precisa mais ter acordo com os dois clubes participantes, apenas negocia diretamente com o mandante do jogo.

Por conta do rompimento do contrato de exclusividade, a Globo desistiu da transmissão do Fla-Flu, fato inédito em 17 anos.

Segundo o mercado, a Globo sofreu no Rio sua primeira derrota para o SBT em cinco anos. “Perder em casa”, segundo as regras do futebol, dá vantagem ao adversário…

Economia

Em São Paulo, como já era esperado, o resultado foi menor. O SBT ficou com 11,5 pontos de média com picos de 14 das 20h40 às 22h58. A Globo foi líder no horário com 32 pontos e a Record ficou em terceiro lugar com 5 pontos.

O presidente Jair Bolsonaro, paramentado com a camisa do Flamengo, deixou-se fotografar em frente ao aparelho de TV apontando para a marca do SBT durante a transmissão do clássico.

A Globo não comentou a provocação presidencial.

Patrocínio bolsonaristas
As cotas de patrocínio do Fla-Flu, no SBT, revelaram que houve uma ajuda extra de empresários ligados ao presidente Jair Bolsonaro. Veja os anunciantes:

  • Ambev (Brahma Duplo Malte)
  • Estácio
  • Havan
  • Hypera Pharma (Miorrelax)
  • PicPay
  • Unilever (Shampoo Clear)

LEIA TAMBÉM