A mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19/4) mostra que a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4 pontos percentuais desde fevereiro, de 40% para 36%. A avaliação negativa subiu de 20% para 29%, enquanto aqueles que consideram o governo regular mantiveram o mesmo percentual de 29%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam são apenas 6%, contra 16% em fevereiro.
A segunda pesquisa Genial/Quaest de 2023 também avaliou a opinião dos eleitores sobre a capacidade de Lula em cumprir suas promessas. Enquanto 53% consideram o presidente bem-intencionado, 55% avaliam que ele não está conseguindo cumprir o que prometeu. Além disso, as notícias negativas e o desconhecimento de ações do governo federal também influenciaram na avaliação dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, a taxa de conhecimento de ações consideradas positivas do governo é inferior a 60%. A exceção é o relançamento do Bolsa Família de R$ 600, conhecido por 82% dos entrevistados e aprovado por 77%. O relançamento do programa Mais Médicos é conhecido por 58% dos entrevistados e aprovado por 75%, enquanto o aumento do salário mínimo é conhecido por 57% e aprovado por 63% desse grupo.
Os entrevistados também foram questionados sobre o principal problema do Brasil, e 31% apontaram a economia. Além disso, a expectativa de melhora econômica nos próximos 12 meses vem caindo continuamente desde outubro. Enquanto a primeira pesquisa Genial/Quaest de 2023 apontou que 62% dos entrevistados acreditavam em uma melhora nos próximos 12 meses, agora o número caiu para 51%. A expectativa de piora passou de 6% em outubro para 29% em abril.
A pesquisa comparou a avaliação dos brasileiros em relação ao início de mandato dos últimos presidentes, e apontou que Lula tem uma avaliação positiva de 36% do eleitorado em seu terceiro mandato, 4 pontos percentuais a mais que Jair Bolsonaro. No entanto, a avaliação de Lula é inferior aos seus dois mandatos anteriores, com 43% no primeiro e 48% no segundo.
Aqui o leitor pode ler a íntegra da pesquisa da Genial/Quaest.
LEIA TAMBÉM