Sessão Especial ocorreu na noite desta sexta-feira (28).
Créditos: Valdir Amaral/Alep
A 35ª edição da Assembleia Itinerante reuniu, nesta sexta-feira (28), lideranças políticas, entidades civis organizadas e moradores de Dois Vizinhos para apresentar reivindicações prioritárias aos deputados estaduais. Realizado no Sudoeste do Paraná, o encontro reforçou a proposta de interiorização da Assembleia Legislativa, aproximando os deputados dos moradores do interior e ampliando a participação da população na construção de políticas públicas.
Ao longo da sessão especial, diversas entidades protocolaram solicitações que abrangem áreas como infraestrutura, desenvolvimento urbano, saúde, segurança pública, mobilidade regional e modernização da estrutura judiciária. A Prefeitura de Dois Vizinhos apresentou um conjunto de pedidos estruturantes, como a estadualização da estrada que liga o município a Boa Esperança do Iguaçu, a ampliação com terceira faixa na PR-493 e a municipalização de trechos urbanos da PR-281. Também foram destacadas a necessidade de um lago de contenção de cheias no Rio Jirau Alto, a liberação do tráfego de carretas de nove eixos no Sudoeste e investimentos em infraestrutura social, como a construção de um presídio feminino, casas populares e uma nova sede para a Prefeitura Municipal.
Já o Sindicato Rural de Dois Vizinhos solicitou melhorias nas seguintes rodovias: PR-180, de Dois Vizinhos a Francisco Beltrão; PR-281, de Dois Vizinhos a Realeza; PR-493, de Dois Vizinhos a Pato Branco; PR-471, de Salto do Lontra a Nova Prata; e PR-473, de Dois Vizinhos a Cruzeiro do Iguaçu.
Na área da assistência especializada, a APAE de Dois Vizinhos pediu recursos para a construção de uma clínica multiprofissional, essencial para ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e garantir maior qualidade nos serviços oferecidos.
Representando o setor produtivo e o comércio local, a ACEDV/CDL levou um conjunto robusto de demandas voltadas ao desenvolvimento regional. Entre elas, a melhoria da mobilidade entre municípios vizinhos, a construção de um centro de eventos para pelo menos 3 mil pessoas, a implantação de um hemocentro e intervenções nos corredores logísticos estaduais e federais. As entidades também destacaram a urgência em melhorar a conectividade telefônica, acelerar as ampliações de carga elétrica demandadas à Copel, aprimorar o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos e enfrentar a superlotação da Delegacia Pública Feminina.
A subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) apresentou demandas ligadas ao sistema judicial e ao funcionamento de serviços essenciais. Entre elas, a instauração da 2ª Vara Cível e de uma 2ª Vara do Trabalho, ou a designação de juiz auxiliar, além da extensão da gratuidade de justiça aos foros extrajudiciais e da revisão do Código de Normas do Foro Extrajudicial. A entidade reforçou ainda a necessidade de tratamento humanizado aos presos do Deppen, da realização de concursos para psicólogos forenses e mediadores judiciais, da abertura completa da Rua Dedi Barichello Montagner e da manutenção de peritos previdenciários no INSS local.
ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael

Redação do Blog do Esmael.




