Lula sobe na pesquisa, cai preço do combustível

Após pesquisa da Quaest apontar vitória de Lula no 1º turno, Petrobras anunciou nova redução no preço do combustível

A Petrobras anunciou nesta quarta (28/09) a redução em 0,84% nos preços de venda de Querosene de Aviação (QAV) para as distribuidoras. Essa queda começa valer no sábado, 1º de outubro, véspera da eleição presidencial. Tal diminuição de preço coincidiu [outra vez] com a subida do ex-presidente Lula (PT) nas pesquisas de intenção de votos. O petista pode vencer a corrida no primeiro turno, diz levantamento da Quaest.

Vale lembrar que a Petrobras vem reduzindo preços dos combustíveis – gasolina, etanol, diesel, gás de cozinha, dentre outros – à medida que Lula sobe nas sondagens eleitorais e se aproxima da vitória no domingo (02/10).

Dito isso, a Petrobras anunciou que ajustará os preços de Querosene de Aviação (QAV) com uma redução de 0,84% nos valores de venda para as distribuidoras. Esta é a terceira redução seguida nos preços do QAV, que já haviam sido reduzidos em 10,4% em setembro, e em 2,6% em agosto. 

Economia

A petrolífera alega que a prática dos ajustes de preços de QAV são mensais remonta os últimos 20 anos e são definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras.

Segundo a estatal, os preços de venda do QAV para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio. 

Turismo Foz

A Petrobras diz ainda que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras.

As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.

Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM