Ao vivo: Pronunciamento oficial do presidente Jair Bolsonaro

O Blog do Esmael transmite ao vivo mais um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta-feira (24), para rebater o agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

“Hoje às 17h, em coletiva, restabelecerei a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do Sr. Sérgio Moro”, avisou o presidente da República.

Moro afirmou que pediu demissão do cargo porque fora surpreendido pela demissão do diretor-geral da PF, Maurício Valeiro, e que Bolsonaro mentiu ao dizer que a exoneração ocorreu “a pedido”.

O ex-ministro da Justiça não declinou na coletiva de hoje pela manhã quem matou Marielle Franco ou o paradeiro de Fabrício Queiroz, o rapaz das “rachadinhas”.

Além do mais, Bolsonaro terá a oportunidade de esclarecer a promessa de “pensão” para o ex-juiz da Lava Jato e seus familiares, conforme revelou Moro.

Economia

Bolsonaro promete rebater os seguintes pontos da fala de Moro:

• foi surpreendido pela publicação no “Diário Oficial” da demissão do diretor-geral da Polícia Federal;
• o presidente Jair Bolsonaro não apresentou um motivo específico para demitir Mauricio Valeixo;
• a demissão de Valeixo não foi feita “a pedido”, conforme publicou o “Diário Oficial” e nem ele, Moro, assinou a demissão, embora o nome do então ministro apareça na publicação;
• Bolsonaro admitiu que a mudança é uma interferência política porque pretende ter na PF alguém que lhe dê informações sobre investigações e inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal; para Moro, isso não é atribuição da PF;
• ao assumir o posto de ministro, depois de deixar 22 anos de magistratura, Bolsonaro havia prometido “carta-branca” para escolher e nomear auxiliares.