O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, participa de cerimônia em alusão ao Dia Internacional das Mulheres. Durante o evento, ele e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciam um conjuto de ações. Abaixo, confira ao vivo [vídeo] e leia alguns pontos apresentados neste 8 de março:
- O governo federal anunciará uma série de ações no Dia Internacional da Mulher, incluindo a presença da presidente e representantes de outros ministérios, além de bancos e instituições públicas.
- Será encaminhado ao Congresso Nacional um projeto para promover a equidade salarial entre homens e mulheres no mesmo cargo.
- O governo trabalhará para uma maior transparência nas políticas de remuneração e aumentará a supervisão para combater a discriminação salarial.
- O governo vai reconstruir a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) para registrar denúncias contra todos os tipos de violência de gênero, que será gratuita e funcionará 24 horas por dia.
- O programa “Mulheres Vivendo Sem Violência” será recriado e 40 unidades de Casas da Mulher serão implantadas com investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública de R$ 372 milhões.
- O governo vai doar 270 veículos para a Patrulha Maria da Penha em todos os estados e também vai editar um decreto para regulamentar a cota de 8% para mulheres vítimas de violência nas contratações públicas.
- O Dia Nacional de Marielle Franco será instituído em 14 de março com foco no combate à violência política de gênero e racial.
- O governo ratificará a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre prevenção e combate à violência e ao assédio no trabalho.
- O governo vai retomar as obras de construção de 1.189 creches que estavam paralisadas.
- Será promovida a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para meninas e mulheres em escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social.