AO VIVO: Joice Hasselmann depõe na CPI das Fake News

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a divulgação de notícias falsas nas redes sociais (CPI das Fake News) ouve nesta quarta-feira (4) a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional.

A expectativa é que Joice esclareça declarações sobre milícias digitais bolsonaristas feitas em suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:
Frota diz que flagrou deputada conservadora fazendo “canguru perneta” na Câmara

Maia vai analisar suspensões de deputados da ala bolsonarista na Câmara

Globo criminaliza professores em greve no Paraná

Economia

A deputada foi convidada para falar à comissão pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) quatro dias depois ser destituída da liderança do governo no Congresso, cargo que ocupava desde o início do ano.

Rogério relatou que, depois de deixar a liderança do governo, Joice publicou em redes sociais que Bolsonaro tem uma “milícia virtual” para intimidar críticos, opositores e dissidentes.

A CPI das Fake News é presidida pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) e relatada pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA). O colegiado foi criado para investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018.

A prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores e sobre agentes públicos, o aliciamento e a orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio também estão entre os objetos de investigação, que tem até o dia 13 de abril de 2020 para concluir seus trabalhos.