Ao vivo: Conselho de Segurança da ONU debate a guerra na Ucrânia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vota ainda nesta sexta-feira (25/02) uma resolução sobre a guerra entre a Rússia e Ucrânia, que está sendo ocupada por tropas russas há dois dias. O Blog do Esmael transmite a sessão ao vivo para o Brasil e o mundo [assista abaixo].

A resolução [se aprovada hoje] pode não ter efeitos práticos porque a Rússia tem poder de veto na ONU, privilégio dos membros permanentes do Conselho de Segurança. Ou seja, por questões óbvias, os russos irão rejeitar o documento que contraria seus interesses na Ucrânia.

Ucrânia pode se render após dois dias de guerra com a Rússia; confira

A representação do governo brasileiro no Conselho de Segurança da ONU considera necessária a aprovação da resolução contrária à ação militar russa como um gesto neste momento em direção à paz.

O Brasil assumiu em 1º de janeiro de 2022 o seu 11º mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo 5 permanentes e 10 outros que acabam eleitos para mandatos de dois anos.

Bolsonaro desautorizou Mourão sobre a questão da Ucrânia

As cinco nações com assento permanente  na ONU são: China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos.

Economia

Além de Rússia, a China, aliada de Vladimir Putin, também deverá vetar a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a guerra na Ucrânia.

A expectativa é que os Estados Unidos convoquem para hoje a sessão extraordinária para apresentar uma resolução condenando a ocupação militar da Ucrânia pela Rússia.

Conselho de Segurança da ONU [AO VIVO]