A UEFA proibiu os clubes de futebol russos de participar das temporadas 2022-23

► Russos estão vetados na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga das Nações da UEFA

A União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) declarou que a candidatura da Rússia para sediar o UEFA EURO 2028 e o UEFA EURO 2032 não é elegível, disse o serviço de imprensa da UEFA em comunicado nesta segunda-feira (02/05).

– O Comitê Executivo da UEFA declarou a candidatura apresentada pela União de Futebol da Rússia (FUR) para sediar o UEFA EURO 2028 ou o UEFA EURO 2032 como não elegível, de acordo com o Artigo 16.02 do Regulamento de Candidaturas Finais e Fases Finais da UEFA, que afirma que “cada proponente deve assegurar que não atua de uma forma que possa levar a UEFA, a fase final da UEFA ou a fase final da UEFA, qualquer outro proponente (ou qualquer funcionário, dirigente ou representante de qualquer um dos anteriores), o procedimento de licitação ou o futebol europeu em descrédito” – disse o comunicado.

Além disso, a qualificação automática da equipe ou equipes anfitriãs será garantida, observou a UEFA. “Portanto, dada a incerteza sobre quando a suspensão será levantada, a aceitação de uma oferta da FUR também iria contra a decisão do Comitê Executivo da UEFA de 28 de fevereiro de 2022, suspendendo todas as equipes e clubes representantes russos de participar da UEFA. partidas da competição até novo aviso”, de acordo com o comunicado.

O próximo campeonato europeu de futebol está programado para ser sediado pela Alemanha em 2024.

Os países para sediar o UEFA EURO 2028 e o UEFA EURO 2032 devem ser definidos em setembro de 2023.

Economia

A assessoria de imprensa da Federação Internacional de Associações de Futebol (FIFA) anunciou em 28 de fevereiro que a seleção russa e todos os clubes profissionais que representam o país foram impedidos de participar dos torneios da FIFA e da UEFA devido à situação na Ucrânia.