A pedido de Lula, STJ põe Deltan Dallagnol no bico do corvo [ao vivo]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez voto nesta terça-feira (22/03), durante entrevista na Rádio Som Maior de Criciúma (SC), para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgue hoje sua ação indenizatória do contra o ex-procurador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

Na ação que tramitava há quase seis anos, o ex-presidente pediu indenização de R$ 1 milhão pelos danos causados por um powerpoint que Deltan apresentou quando comandava a força-tarefa, em 2016, em que apontava Lula como o chefe de um esquema de corrupção.

A defesa do petista alegou na ação que seria intolerável o fato de os Procuradores da República, que compunham a força-tarefa da Operação Lava Jato, emitirem juízo de valor a respeito de investigações inconclusas fora dos autos e, na representação ao Conselho Nacional do Ministério Público, os advogados de Lula afirmaram que a coletiva de imprensa liderada por Deltan era pública e espetaculosa afronta aos ditames constitucionais e ao regramento do CNMP.

No pedido, Lula argumentou que Deltan agiu de forma abusiva e ilegal. A ação do ex-presidente já foi rejeitada na primeira e segunda instância da Justiça de São Paulo. A defesa apresentou um recurso especial no STJ, que foi julgado pela 4ª turma da corte.

Assista ao vivo [julgamento STJ]

Deltan acredita que a ação é uma retaliação de Lula.

Economia

– A minha expectativa é que ele vá perder, como ele perdeu na primeira instância, que é extremamente técnica, de juízes concursados, como ele perdeu do mesmo modo na segunda instância, eu acredito que ele vai perder na terceira, porque o recurso dele é contra toda a jurisprudência do STJ e do STF. Então a gente quer esperar, a gente confia que a justiça vá produzir um trabalho técnico e vá rejeitar essa pretensão absolutamente descabida dele – afirmou em entrevista à Jovem Pan.

No STJ, ação de Lula tem como relator o ministro Luiz Felipe Salomão.

Fora do MPF, Deltan Dallagnol assumiu-se político. Ele se filiou no Podemos para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Paraná.

Assista ao trecho da entrevista de Lula: