Garis, faxineiros e entregadores estão entre os principais intubados na COVID-19

  • Saiba quem são os profissionais mais intubados por covid-19

Uma pesquisa inédita mostra que faxineiros, garis e auxiliares de limpeza são a metade de toda a população intubada, sedada ou em respiração artificial na Grande Belo Horizonte. “Se somarmos ao contingente diaristas e entregadores, são 70%”, observa o professor Dawisson Belém Lopes, do Departamento de Ciência Política da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Trata-se de uma amostragem feita pelo IBGE que retrata as profissões mais internados da COVID-19 na Grande BH.

O biólogo Átila Iamarino, divulgador científico, explica que esse público de trabalhadores serão excluídos da vacinação privada aprovada pelo Congresso Nacional.

“Agora me diz se são para essas pessoas que iriam as vacinas da “fila paralela” da vacinação privada”, desafiou Iamarino.

Leia também

O biólogo afirmou ainda que a pesquisa do IBGE é bem importante para apontar os buracos do Plano Nacional de Imunização e guiar a formação de grupos prioritários com prioridade clara.

Economia

Ou seja, o negacionismo e a necropolítica governamental –mais uma vez– está exterminando os mais pobres.

Notícias ao vivo da Covid-19

O Brasil tem 354.617 mortos 13.517.808 casos de covid desde o início da pandemia, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (12/4) pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

O Conass ainda divulgou 1.480 óbitos e 35.785 infecções pelo vírus nas últimas 24 horas.