Em alta, PT volta a patamar de preferência anterior a junho de 2013, Lava Jato e golpe em Dilma

Datafolha vê “onda Lula” nas eleições do ano que vem

Lula tem 48% das intenções de voto nas eleições presidenciais de 2022 e vence no primeiro turno

Pesquisa Datafolha mostra que 28% dos brasileiros tem preferência pelo PT, seu melhor resultado na preferência partidária do brasileiro desde 2013, quando eclodiram os protestos de junho. Ato contínuo, houve a Lava Jato [2014] e o golpe de Estado [2016] que derrubou a presidenta Dilma Rousseff (PT).

A pesquisa do Datafolha foi realizada de 13 e 16 de dezembro de 2021 com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Requião: “Não descarto filiação no PT para disputar o governo do Paraná” [vídeo]

A Folha e seu instituto de pesquisa detectaram que a aprovação do PT ocorre na esteira da aparente “onda Lula“, que se ergue para a eleição de 2022.

Segundo o Datafolha, Lula tem 48% das intenções de voto nas eleições presidenciais do ano que vem, o que já lhe garantiria a vitória no primeiro turno. Lula também é considerado o melhor presidente do país para 51% dos brasileiros.

Economia

O Datafolha aponta o PSDB e MDB em um muito distante segundo lugar, empatados na preferência do eleitor, ambos com 2% cada um. Empatados tecnicamente com eles, PDT e PSOL têm cada um 1%. Os demais partidos não chegaram a pontuar.

A pesquisa do instituto Datafolha afirma que o PT é o partido preferido dos brasileiros desde 1999, quando a série de sondagens começou a ser realizada.