UNE vai à COP26 denunciar Jair enquanto Bolsonaro prepara farra em Dubai

Bruna Brelaz, presidente da UNE, participa da COP26; presidente Bolsonaro falhou, não foi.

A histórica UNE (União Nacional dos Estudantes) estará presente na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que está acontecendo Glasgow, na Escócia.

A COP26 está reunindo chefes de Estado e delegações governamentais de 200 países com o objetivo de atualizar as metas para conter o aquecimento global e a crise climática.

O presidente Jair Bolsonaro, falhou, amarelou, não compareceu na cúpula. Ele preferiu a farra em Dubai, o próximo destino dele daqui uma semana.

Bolsonaro disse que a participação de lideranças dos movimentos sociais, a exemplo dos indígenas e estudantes, objetivam atacá-lo mundialmente.

“Tão reclamando que eu não fui pra Glasgow. Levaram uma índia pra lá pra substituir o Raoni [Metuktire, líder indígena], né? Para atacar o Brasil”, afirmou ontem (03/11) em frente ao Palácio do Planalto.

Economia

A presidenta da UNE, Bruna Brelaz, vai engrossar o coro para que o Brasil cumpra o Forest Deal (Acordo Florestal), um novo e importante acordo sobre proteção florestal que estabelece como meta até 2030 deter a destruição das florestas a nível mundial, bem como a degradação do solo. Além de denunciar a negligência

Natural de Manaus, Bruna é a primeira presidente da UNE da região da Norte e objetiva em sua gestão elevar o debate e as mobilizações em defesa do meio ambiente, principalmente, da Amazônia.

A presidenta da UNE já afiou o discurso para Glasgow: “A necropolítica do governo Bolsonaro está destruindo perspectivas de futuro, seja por meio de suas ‘boiadas’, que tem gerado recordes no desmatamento no país, crise econômica que afunda milhões na miséria, cortes na educação e desemprego. É um projeto de caos”.

Jair Bolsonaro contra-ataca perguntando se “alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha?”

“Alguém já viu atacando a França porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país. Alguém já viu americano criticando aí as queimadas lá no estado da Califórnia? É só aqui, só aqui”, defendeu-se o mandatário.

Indiferente do “mimimi” do presidente da República, em Glasgow, a UNE irá levantar a bandeira Fora Bolsonaro com objetivo de denunciar a negligência do governo Bolsonaro com a crise ambiental.

“Serão realizadas intervenções na rua e encontros com militantes e ativistas de todo o mundo”, explicou a entidade estudantil.

Leia também

Petrobras reproduz discurso mentiroso de Bolsonaro sobre culpa de governadores pelos preços dos combustíveis [vídeo]

Apesar de Bolsonaro, 81,6% sentem orgulho de ser brasileiro, diz pesquisa inédita

Manifestantes e polícia entram em confronto na visita de Bolsonaro em Pádua, na Itália [vídeo]