Romanelli: “Fim do pesadelo dos atuais pedágios está próximo”

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) comemora o fim dos atuais contratos dos pedágios no estado. Os deputados que realizaram oito audiências públicas, em todas as regiões, dizem que o fim de um pesadelo para os usuários das rodovias.

No próximo dia 28 de novembro, após 24 anos, as cancelas de 27 praças de pedágios serão levantadas e as passagens terão acesso livre de tarifas –ao menos até o novo leilão de concessão. Ato reflexo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomentou que o preço das passagens de ônibus intermunicipais seja reduzido.

O “fim do pesadelo” e a consequente redução da passagem do ônibus foram possíveis graças à movimentação dos paranaenses e da ALEP, a despeito do governo Ratinho Junior (PSD) planejar mais 15 novas praças de pedágio no Paraná e perpetuar o “roubágio” por mais trinta anos. Além disso, os parlamentares forçaram a proibição da participação das atuais concessionários em futuro leilão no Anel da Integração.

É nesse contexto que o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta quarta-feira (17/11) que o encerramento das atuais concessões rodoviárias na semana que vem é o “fim de um pesadelo de 24 anos” e reforçou o convite para que a sociedade participe da audiência pública da Frente Parlamentar sobre os Pedágios, marcada para a próxima terça-feira, dia 23. O encontro vai apresentar um estudo técnico sobre o fim dos contratos.

O trabalho foi realizado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, da Universidade Federal do Paraná, que levantou o passivo de obras e projetos não realizados pelas concessionárias que operam no estado. A audiência será a partir das 9h30 e poderá ser acompanhada pelos canais digitais do legislativo e pela TV Assembleia. O Blog do Esmael vai transmitir a sessão ao vivo para o Brasil e o mundo.

O levantamento, adianta Romanelli, poderá ser usado inclusive para futuras ações judiciais contra as empresas. “É um documento onde fica claro o que deixou de ser cumprido pelas concessionárias. As concessionárias deixaram um rastro de obras não realizadas ou parcialmente executadas”, pontuou.

Economia

Nova concessão do pedágio no Paraná

Romanelli destaca ainda que a Frente Parlamentar deverá realizar novas audiências para tratar da modelagem da futura concessão. O processo foi encaminhado na semana passada ao Tribunal de Contas da União (TCU) pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Entendemos que ainda há temas controversos nesta nova modelagem que precisam ser debatidos com a sociedade”, afirmou. Romanelli cita que os municípios não sabem exatamente quais são as obras previstas para seus territórios. “Vamos encerrar o período de cobrança de um pedágio abusivo e precisamos retomar as discussões sobre a nova concessão para que tenhamos tarifas justas”.

Romanelli convoca sociedade para participar da audiência pública sobre o pedágio

O deputado Luiz Claudio Romanelli reforçou a importância da participação do setor produtivo e da sociedade civil organizada na audiência pública da Frente Parlamentar sobre os Pedágios, marcada para a próxima terça-feira (23), às 9h30, quando será apresentado um estudo técnico sobre o fim dos contratos.

“A qualidade do debate depende fundamentalmente da participação dos paranaenses. É muito importante que toda a sociedade organizada e o setor produtivo possam participar ativamente da discussão”, disse Romanelli. A audiência será a partir das 9h30 e poderá ser acompanhada pelos canais digitais do legislativo e pela TV Assembleia.

O deputado explicou que será apresentando um estudo feito pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que levantou o passivo de obras e projetos não realizados pelas concessionárias que operam no estado. “Enfim estaremos livres desse modelo perverso de pedágio no Paraná”, frisou.

“Temos muitos pontos ainda que precisam analisados e debatidos para que tenhamos tarifas justas com a garantia de obras”, destacou Romanelli.

Assista ao vídeo

Leia também

‘Ratinho Junior quer o pedágio, mas falhou no projeto de concessão’, diz deputado Arilson Chiorato

“Ratinho Junior é ruim de serviço”, diz Frente, ao comemorar abertura das cancelas de pedágio

Deputados convocam audiência pública para decretar a “morte” do pedágio no Paraná

Deixe um comentário