“Ratinho Junior é ruim de serviço”, diz Frente, ao comemorar abertura das cancelas de pedágio

O deputado Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, ao Blog do Esmael, ironizou ao afirmar que o governador Ratinho Junior (PSD) é “tão ruim de serviço” que não conseguiu implantar as novas praças de pedágio.

“Se dependesse dele [governador] as praças de pedágio não fechariam e já começariam a cobrar em mais 15 locais, ou seja, saltariam para 42 praças nas rodovias paranaenses”, disse o parlamentar.

“A Frente Parlamentar foi vitoriosa. O governador é ruim de serviço. Se dependesse dele, o contrato venceria no dia 27 e já começaria o novo no dia seguinte”, declarou

“Ele [Ratinho Junior] é tão ruim que nem pra isso serviu [implantar novas praças de pedágio]. A Frente lutou e não teve [pedágio]”, comemorou.

No próximo dia 27 de novembro vencem os contratos das atuais concessionárias de pedágio no Paraná. Por falta de uma nova licitação, as cancelas serão abertas e os usuários não pagarão tarifa até o leilão.

No próximo dia 23 de novembro, a Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (ALPE) realiza uma audiência pública de exéquias para a cobrança do pedágio mais caro do País. O Blog do Esmael vai transmitir a sessão ao vivo para o Brasil e o mundo a partir das 9h30.

Economia

Requião Filho cobra esclarecimentos de Ratinho Junior sobre acordo com Pedágio

Requião Filho: Entre pedágios, chás e queijos
Este é o deputado Requião Filho (MDB)

Os contratos de pedágio vencem no próximo dia 27 de novembro e, mesmo com a garantia do Governo de que não serão renovados, há um impasse que precisa ser resolvido no Paraná. Trata-se de uma série de obras que não foram realizadas pelas concessionárias, ao longo de 25 anos, que juntas somam quase 10 bilhões de reais. Porém, mesmo sem o anúncio oficial do governador de como será cobrado esse débito, alguns acordos já começam a aparecer.

Na última semana, a Econorte já teria anunciado um acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, para continuar prestando atendimento, por mais um ano, com serviços de guincho e ambulâncias, em 342,47 quilômetros de rodovias do Norte do Estado, sem a cobrança de pedágio. Em troca, a concessionária deixaria de executar um projeto antigo, que previa a construção de um viaduto na entrada do município de Jacarezinho, com valor estimado em R$14 milhões.

Mas a dívida da concessionária é ainda maior. Segundo levantamento realizado pela Agepar e divulgado no início deste ano, ao longo do período de vigência do contrato, a Econorte teria arrecadado mais de R$4,2 bilhões nas rodovias da região Norte. Desse montante, quase R$745 milhões a mais, referente a obras que nunca foram feitas. Uma delas, o viaduto no trevo da Rodovia Transbrasiliana com a Rua Fernando Botareli, em Jacarezinho.

Diante dessa diferença de valores, o deputado estadual Requião Filho (MDB) encaminhou ofício ao governo Ratinho Junior, endereçado ao secretário Sandro Alex, e protocolou pedido oficial via Lei de Acesso a Informações, para esclarecer esse acordo que ainda deve deixar um débito de R$731 milhões ao Estado do Paraná.

“Queremos saber quais os critérios adotados pelo Estado para firmar esse acordo, que apenas favorece a concessionária. Queremos ter acesso a cópia desses documentos que fundamentaram a validação desse agrado ou como será feito o pagamento do restante dos valores”, justificou Requião Filho, que aguarda resposta em até 30 dias.