Lula virou em Curitiba; pesquisa mostra estrago de candidatura Moro no projeto de reeleição de Bolsonaro

  • Levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, está virando no eleitorado curitibano
  • Filiação Sergio Moro ao Podemos; acompanhe ao vivo [abaixo]

Se Curitiba fosse o Brasil, o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro estaria lascado. É o que mostra sondagem inédita do “IRG Pesquisa” em parceria com o Diário Indústria & Comércio, divulgada na capital paranaense nesta quarta-feira (10/11).

Bolsonaro obteve 76,54% dos votos válidos no segundo turno das eleições de 2018, agora, segundo o levantamento do IRG o presidente bateu no teto de 39,2% na capital de todos os paranaenses. Ou seja, o mandatário derreteu 48,54% nas intenções de voto para 2022.

“A pesquisa do IRG mostra que Bolsonaro cai em Curitiba dos 74% para 28%” [sic], registrou Roberto Requião em seu perfil no Twitter.

Segundo o TSE, no 2º turno das eleições de 20218, Bolsonaro conquistou 76,54% em Curitiba, não os 74% anotados por Requião. Logo o derretimento do presidente foi ainda maior em menos de três anos de gestão.

O mais incrível na pesquisa do Diário Indústria & Comércio é revelação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, está virando no eleitorado curitibano –que nas últimas eleições vinha sendo mais arredio às teses da esquerda.

No cenário mais crível, sem Moro, o petista está numericamente à frente com 40,9% ante 39,2% do inquilino do Palácio do Planalto.

Economia

Com o ex-juiz da Lava Jato no páreo, na capital do Paraná, a disputa fica embolada entre Moro Bolsonaro (28,0%), Lula (26,6%) e (25,9%).

Como se fosse possível ir ao segundo turno sem passar pela primeira etapa eleitoral, a pesquisa IRG/Diário Indústria & Comércio ainda especulou como seria o desempenho de Sergio Moro num eventual confronto direto com Lula e Bolsonaro. Nesses cenários, o resultado em Curitiba seria:

  • Moro 52,1% x 33,8% Lula
  • Moro 51,6% x 31,3% Bolsonaro

Nacionalmente falando, Sergio Moro é um zero à esquerda nas pesquisas de intenção de voto. Em todos os institutos de pesquisas sérios, o ex-juiz não alcança dois dígitos e o ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial podendo vencer já no primeiro turno.

A amostra atingiu proporcionalmente toda a extensão dos bairros entrevistados com grau de confiança correspondente a 95% para uma margem estimada de erro de 3,5%. Assinada por Ricieri Garbelini, diretor, em 09 de novembro de 2021.

Moro se filia nesta quarta no “Phodemos”

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro se filia na manhã deste quarta-feira (10/11) no “Phodemos”, ou, como no registro, Podemos.

No Paraná, aterra do ex-magistrado, quase ninguém acredita na candidatura de seu filho ao Palácio do Planalto. O alistamento no partido seria apenas para ajudar a reeleição de seu amigo Alvaro Dias, que tentará mais um mandato no Senado.

A desconfiança é potencializada porque no estado o Podemos não montou um palanque próprio com disputa ao Palácio do Iguaçu. Pelo contrário. Permanece na aba do governador Ratinho Junior (PSD), que estará no palanque indicado por Gilberto Kassab.

Filiação Sergio Moro ao Podemos [vídeo]