Apesar de Bolsonaro, 81,6% sentem orgulho de ser brasileiro, diz pesquisa inédita

Um levantamento inédito da Paraná Pesquisas aponta que 81,6% sentem orgulho de ser brasileiro, apesar do presidente Jair Bolsonaro, que faz vergonha dentro e fora do país.

Segundo a sondagem, 15,3% não sentem orgulho de ser brasileiro enquanto 3,2% são indiferentes a esse sentimento subjetivo.

Orgulho é um sentimento de satisfação de alguém pela capacidade, realizações ou valor de si próprio ou de outros. Ou seja, também tem a ver com o amor próprio.

O orgulho pode ser visto tanto como uma atitude moralmente positiva como negativa, dependendo das circunstâncias –o que pode ser o caso na sondagem: o orgulho de ser diferente de Bolsonaro e discordar do fundamentalismo de extrema direita, por exemplo.

Esse sentimento de orgulho captado pela pesquisa está abstraído das dificuldades políticas e econômicas no Brasil nesses tempos obscuro de Bolsonaro.

Nunca os brasileiros ficaram tão desempregados, desalentados, empobrecidos, roubados em tarifas públicas e nos preços dos combustíveis, famintos e vulneráveis às doenças e às pandemias.

Economia

A Paraná Pesquisas entrevistou 2.462 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 26 e 29 de outubro de 2021. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Leia também

Bolsonaro confunde John Kerry, enviado dos EUA ao G20, com o comediante Jim Carrey, ator de “Débi & Loide”

Bolsonaro fazia turismo em Roma enquanto líderes do G20 trabalhavam, diz jornal italiano

Manifestantes e polícia entram em confronto na visita de Bolsonaro em Pádua, na Itália [vídeo]