Amigo de Lula, Olaf Scholz, próximo a substituir Angela Merkel na Alemanha

Quando visitou Berlim, na Alemanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o líder social-democrata Olaf Scholz. Ele vai substituir a chanceler Angela Merkel, que ficou no cargo por 16 anos.

“Estou muito satisfeito com nossas boas discussões e espero continuar nosso diálogo!”, disse Olaf Scholz no dia 13 de novembro, após reunião com Lula.

A Europa anseia pela eleição de Lula porque acredita que poderá aumentar sua influência na América Latina em contraposição à hegemonia dos Estados Unidos na região.

Coalizão tripartidária

Eleito em setembro último, Scholz avança para formar uma coalização entre os partidos Social-Democrata (SPD), Verde e Liberal Democrático (FDP).

Esta será a primeira aliança tripartidária a governar a Alemanha desde anos 1950.

Dentre as preocupações da coalizão está o meio ambiente e as mudanças climáticas –tema centra da COP26– bandeiras histórica dos “verdes” alemães.

Economia

Leia também

https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/bolsonaro-e-vaiado-enquanto-papa-francisco-e-aplaudido-de-pe-em-condecoracao-na-camara/

https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/caravana-requiao-passa-em-londrina-nesta-quinta-feira-enquanto-oposicao-a-ratinho-junior-avanca-no-parana/

Tic-tac: PDT discute retirada da candidatura de Ciro Gomes