Arilson Chiorato: em caravana com Requião para transformar o Paraná. Foto: divulgação PT

Em caravana para transformar o Paraná

Por Arilson Chiorato*

O movimento que está sendo construído para voltar a fazer o Paraná crescer, está sendo fortalecido juntamente às lideranças de todos os municípios do estado. Um projeto construído a várias mãos, que busca devolver orgulho, proteção e dignidade aos paranaenses.

Até o momento, algumas regiões já puderam contar com essa mobilização e, pelos próximos meses, estaremos em todas as outras regiões do estado para debater o futuro do Paraná, e levar a mensagem de que é possível voltarmos a ver as pessoas sendo atendidas pelos serviços públicos com qualidade, tendo seus direitos respeitados, tendo as diferenças e as necessidades enxergadas.

O Paraná já vivenciou essa realidade com os Governos Requião, com a valorização dos paranaenses, mas há mais de uma década, estamos enfrentando o desmonte do Estado. E é por saber a potência que somos e a nossa capacidade, que estamos rodando o estado para construir essa alternativa que elege o cidadão como o centro do debate. Nossa defesa é a de um estado que olhe com cuidado para o desenvolvimento econômico, para os serviços públicos, as políticas sociais e a qualidade de vida dos paranaenses.

Um Governo plural deve ser construído por várias mãos e não um projeto pessoal ou de um pequeno grupo que se pauta pela mídia e pelo poder econômico. O Paraná precisa de projeto, precisa de mudança e, nesta semana que comemoramos a Padroeira do Brasil, podemos falar também do quanto precisamos de proteção.

Precisamos de proteção do Estado, precisamos que os Governantes exerçam o papel social para que foram eleitos, que é representar as necessidades da população. Porém, atualmente, o que vemos é a defesa dos interesses de uma minoria, através de privatizações e da redução da qualidade dos serviços públicos.

Recentemente vimos que tanto Ministro quanto outras pessoas influentes, se aproveitam da alta do dólar, que prejudica os brasileiros e brasileiras, para lucrarem ainda mais em seus esquemas de paraísos fiscais, onde fogem dos impostos. Precisamos de proteção contra estes que estão destinados a sugar as energias da população brasileira, da classe trabalhadora que tanto paga impostos em detrimento dos muito ricos.

Mas para nos protegermos não podemos contar com um “Messias” ou aliados, porque vimos que isso deu errado, precisamos fortalecer coletivamente um projeto que dê esperança para o povo do Paraná, e que possa se concretizar. Este é o objetivo das Caravanas, mobilizar o estado em torno de um projeto que enxerga as pessoas e não o benefício próprio.

*Arilson Chiorato, deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR.

Leia também

Folha de S.Paulo destaca “Geringonça” de Requião para voltar ao governo do Paraná em 2022

Isso a Globo não mostra: Ratinho Junior gastou R$ 6 milhões na farra de Dubai enquanto Bolsonaro R$ 3 milhões

“Senador de Lula”, Romanelli, chama de demagógica proposta de Lira que muda ICMS sobre combustíveis