CPI da Covid planeja driblar PGR e denunciar Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal e Tribunal Penal Internacional

Não vai ter refresco para o presidente Jair Bolsonaro, jura a maioria dos senadores que integram a CPI da Covid. Após seis meses de trabalho, os parlamentares garantem que o mandatário será denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal), a despeito da leniência do procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras.

A cúpula da comissão de investigação identificou que Aras tem agido como advogado de Bolsonaro e, sob essa argumentação, o PGR tem deixado de agir em ações que responsabilizam criminalmente o presidente da República. Vide a omissão de Aras ao deixar de investigar a campanha “O Brasil não pode parar” e torcer o nariz para a denúncia do não uso de máscara pelo mandatário.

A estratégia da CPI é, após a aprovação do relatório final, transferir a autoria de ações para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras entidades nacionais de direito privado, com pertinência especial e universal para proporem ações no Supremo. Aras, por sua vez, terá 30 dias para agir, ou seja, até o dia 21 de novembro.

“Em caso de eventual desídia do Ministério Público, a parte legítima da ação, ou seja, o público ou parentes de vítimas, tem a possibilidade de ofertar uma ação direta privada ao STF”, disse o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues. O instrumento legal para isso seria a ação penal subsidiária da ação civil pública.

O presidente Jair Bolsonaro estará incluído na lista dos 40 indiciados como responsáveis pela morte de mais de 600 mil brasileiros durante a pandemia. Além do inquilino do Palácio do Planalto, o relator da comissão de inquérito, Renan Calheiros (MDB-AL), também indiciará o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os filhos do presidente Carlos e Eduardo Bolsonaro.

A CPI planeja driblar a inação de Aras e realizar um “follow-up” –acompanhamento de execução– após leitura e aprovação do relatório final no dia 20 próximo. Os senadores da comissão, juristas, e membros da sociedade civil ainda visitarão o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o intuito de convencê-lo a abrir o processo de impeachment. Há mais de 130 pedidos protocolados na Casa.

Economia

A CPI da Covid ainda promete fazer chegar o relatório final ao Tribunal Internacional Penal, em Haia, sob a alegação de que Bolsonaro cometeu genocídio e crime contra a humanidade. O presidente já é investigado em três acusações naquele tribunal penal.

“O relatório não é o fim, é um novo começo. As mais de 600.000 famílias brasileiras que perderam um amor de suas vidas exigem essa resposta de nós”, discursa Randolfe Rodrigues.

Leia também

Evangélicos podem “excomungar” Bolsonaro por recuo em vaga no STF

Perdeu, Bolsonaro: 70% são favoráveis à obrigatoriedade do passaporte da vacina, diz Paraná Pesquisas

CPI vai indiciar Bolsonaro por crime contra a humanidade, diz senador da comissão de investigação