Biden e Putin estão conversando secretamente desde junho

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, estão mantendo contatos secretos desde junho. A informação é do jornal americano The New York Times.

Segundo o maior jornal do mundo, enquanto os russos testam misseis nucleares com velocidade hipersônica, capazes de driblar a defesa americana, Biden e Putin intensificam contatos bilaterais por meio do serviço diplomático e em videoconferência por causa da pandemia.

A cúpula entre Biden e Putin em junho em Genebra desencadeou uma série de contatos entre os dois países, incluindo três viagens a Moscou por altos funcionários do governo Biden desde julho, e mais reuniões com autoridades russas em terreno neutro na Finlândia e Suíça.

O mísseis de cruzeiro hipersônicos que contornam as defesas americanas foram testados nas imediações da Ucrânia, que, de acordo com o Times, é uma preocupação para os Estados Unidos. Isto porque há possibilidade de uma intervenção russa em Kiev.

A Casa Branca, além de tratar secretamente sobre a corrida armamentista com Kremlin, ainda discute guerra cibernéticas entre os dois países, sobretudo os ataques “ransomware” –tipo de de malware [vírus] que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

Em meio dessas conversas entre Biden e Putin, há interesse dos russos em ampliar a cobertura de gasodutos em partes da Europa, que enfrenta crise energética sem precedentes.

Economia

Leia também

Venezuela tem a gasolina mais barata do mundo; 50 litros custa R$ 6,50 no país de Nicolás Maduro

Dia dos Finados: mais de 600 mil mortos na pandemia e dia refletir sobre o Fora Bolsonaro

De longe, Weintraub mostra “valentia” contra judiciário [vídeo]