Bolsonaro vai responder Lira e Fux durante live desta quinta-feira

O presidente Jair Bolsonaro decidiu que irá responder na noite desta quinta-feira (09/09), a partir das 19h, aos pronunciamentos dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), acerca das manifestações de 7 de Setembro.

Bolsonaro liderou manifestações em Brasília e São Paulo contra o STF e disse que avisou que não respeitará decisões do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das milícias digitais a corte.

Na Avenida Paulista, Bolsonaro deu recado: “àqueles que querem me tornar inelegível em Brasília: ‘Só Deus me tira de lá’”.

Nesse sentido da fala acima, de acordo com o brocardo, eu tenho uma péssima notícia para o presidente da República: cada ministro do STF e do TSE tem certeza de que é “Deus”.

O presidente da Câmara, com um discurso mais “frouxo”, disse que pretende ser “ponte de pacificação” e assegurou que “ninguém rasgará a Constituição”. Lira não mencionou impeachment de Bolsonaro, ou seja, ele jogou a batata quente para o Tribunal Superior Eleitoral (STF).

Já o presidente do STF, Luiz Fux, foi mais duro com Bolsonaro. Ele prometeu que “ninguém fechará esta Corte” e disse que houve “crime de responsabilidade” do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações antidemocráticas de 7 de Setembro, que, segundo o ministro, “deverá ser analisado pelo Congresso Nacional”.

Economia

“O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, disse Fux.

Além de se manifestar sobre as reações de Fux e Lira, o presidente da República ainda comentará a questão do “Sítio do Picapau Amarelo“, ou seja, o suposto estado de sítio comemorado por caminhoneiros bolsonaristas que interditam rodovias desde 7 de Setembro em apoio ao mandatário.

Acompanhe o desenrolar dessa crise pelo Blog do Esmael em tempo real.

Leia também

O estado de sítio decretado por Bolsonaro, segundo os caminhoneiros

Prestes a se fundir, PSL e DEM criticam Bolsonaro por discurso no Dia da Independência

Podemos e CUT descartam participar da campanha pelo impeachment de Jair Bolsonaro

Seis partidos pediram no STF para que o Facebook e o YouTube controlem o conteúdo no Brasil