Adeus, terceira via: Lula vence no 1º turno, diz nova pesquisa sobre as eleições 2022

Os recuos e avanços nos manifestos da terceira via neoliberal, nas últimas horas, em parte, se explicam com novas pesquisas sobre as eleições 2022 que povoam os bastidores da política nacional. Segundo levantamento da Quaest, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence no primeiro turno em todos os cenários possíveis pesquisados pela empresa.

Entre os dias 26 e 29 de agosto, a pesquisa Genial/Quaest ouviu presencialmente 2 mil eleitores de 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

No cenário mais crível, Lula tem 46% das intenções de voto; o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece com 26%; Ciro Gomes (PDT), em terceiro, com 8%; João Doria (PSDB), com 6%; e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com 1%.

Se houvesse segundo turno, o ex-presidente Lula ainda venceria todos os adversários apresentados: Bolsonaro, Ciro, João Doria e Rodrigo Pacheco.

A gestão e a economia motivam o voto em Lula, de acordo com a pesquisa.

A sondagem também traz as principais preocupações dos brasileiros: saúde (28%), economia (21%) e desemprego (14%).

Economia

A pesquisa também traçou um perfil do eleitor contrário a Bolsonaro: mulher, jovem, escolarizada, classe média, sem religião, nordestina.

Adeus, terceira via.

Clique aqui para ler a íntegra da pesquisa Quaest.

Leia também

Bolsonaro propõe salário mínimo de R$ 1.169 enquanto DIEESE diz que valor deveria ser R$ 5.500

Renan vê “roubalheira” e anuncia relatório da CPI no final de setembro

Miriam Leitão: Manifesto da Fiesp foi escrito por semianalfabetos porque ninguém entendeu o texto