Vem aí apagão e conta de luz mais cara, alerta Bolsonaro [vídeo]

O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo para que as pessoas economizem energia elétrica das usina hidroelétricas. Ele disse que o país vive a pior crise hídrica dos últimos 90 anos. No entanto, o mandatário não falou nada sobre os desinvestimentos [falta de investimentos públicos] e as privatizações no setor.

Assim como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no início dos anos 2000, Bolsonaro também se encaminha para obter o título de presidente do apagão em 2022.

“Tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz em casa”, apelou Bolsonaro. “Algumas usinas hidroelétricas deixarão de funcionar devido crise ‘ideológica’ [hídrica, ele quis dizer] continuar existindo”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro ainda disse que a conta ficará mais cara porque o sistema energético brasileiro usa outras fontes geradoras, como as termoelétricas, “que gasta aí o óleo diesel que é muito mais caro.”

Bolsonaro jurou que a bandeira vermelha ‘não é maldade’ do governo, mas uma necessidade para o país não ter apagão.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é “imprescindível” aumentar a oferta de energia em cerca de 5,5 GW a partir de setembro. Caso contrário, em outubro, o Brasil já poderá sofrer os primeiros apagões mais severos dos últimos 20 anos. As proporções serão muito maiores do apagão que deixou no escuro o Amapá no ano passado.

Economia

A quantidade adicional necessária, de 5,5 gigawatts (GW), corresponde a cerca de 7,5% da carga diária atual do sistema elétrico, diz ONS.

Para você nunca esquecer: o apagão e o tarifaço na luz, que vêm aí, são frutos dos desinvestimentos [falta de investimentos públicos] e das privatizações no setor energético.

Assista ao trecho da fala de Bolsonaro

Leia também

Que isso, Bolsonaro? Conta de luz sobe pornográficos 52% com risco de apagão

Bolsonaro faz governo genocida e do apagão

Apagão é mais nocivo à reeleição de Bolsonaro do que Lula

Apagão no Texas é associado à privatização do setor energético