Renan vê “roubalheira” e anuncia relatório da CPI no final de setembro

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), em entrevista coletiva, disse neste terça-feira (31/08) que a CPI vê “roubalheira” e anuncia relatório final da comissão de investigação entre os dias 22 e 24 de setembro.

Renan afirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, será indiciado e disse que o relatório final irá apontar crimes contra a vida e contra a humanidade.

Renan declinou o nome do líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), como sendo “o comandante de um dos maiores esquemas de roubalheira que assaltaram o Ministério da Saúde”.

Por meio de nota, Barros negou envolvimento com a roubalheira. “Senador Renan e a CPI não têm nada contra mim e não terão. Minha conduta é ilibada. Entendo o desespero de não terem concretude nas suas acusações. Só querem atacar o governo do qual sou líder. Enganar o STF não resolve a falta de consistência da CPI. Só causam danos ao Brasil”, disse.

Ainda segundo o relator da CPI, Renan Calheiros, a intervenção do STF nos depoimento —como o habeas corpus desobrigando o depoimento do motoboy Ivanildo— acaba atrasando o relatório final.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse estar em um deja vu, ao esperar pelo depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves à CPI. Ela lembrou que, em 1992, o motorista Eriberto França confirmou a distribuição de recursos públicos para contas privadas dos investigados na CPI do PC Farias

Economia

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), encerrou a reunião convocou nova sessão para amanhã, às 10h.

Dentre os despachos administrativos, a CPI aprovou hoje nova convocação Ivanildo Gonçalves, motoboy que a serviço da VTCLog teria feito saques suspeitos no valor de R$ 4,7 milhões, e pedidos de quebras de sigilos telefônicos, fiscal, bancário e telemático de nomes ligados à VTCLog.

A presidente da VTCLog, Andréia Lima, que iria depor na manhã de hoje, justificou que não poderia comparecer à comissão por estar em Guarulhos (SP), despachando vacinas para o Brasil.  

Assista à entrevista de Renan Calheiros:

Relator quer imagens de pagamento de boletos em benefício de Roberto Dias

O relator Renan Calheiros informou que há imagens do motoboy Ivanildo Gonçalves pagando boletos do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. Segundo o senador, serão requeridas imagens da Caixa e do Bradesco, onde foram feitos os pagamentos.

O presidente da CPI, Omar Aziz, lembrou que há áudios de 2020 do advogado Marconny Faria sobre o passo a passo da fraude de licitações no Ministério da Saúde para beneficiar a empresa Precisa Medicamentos.

Leia também

Miriam Leitão: Manifesto da Fiesp foi escrito por semianalfabetos porque ninguém entendeu o texto

Greve na RedeTV! e Haddad lembra que Globo e Folha pediram censura de portais jornalísticos

Roberto Jefferson desmaiou na prisão ao saber de denúncia da PGR