Recesso parlamentar e a proximidade com os anseios e expectativas dos municípios do Paraná

Recesso parlamentar e a proximidade com os anseios e expectativas dos municípios do Paraná

por Enio Verri*

As duas últimas semanas do mês de julho compreendem o período do recesso parlamentar, previsto na Constituição Federal. Neste ano, preferi usar esses dias entre as duas metades da sessão legislativa para visitar os municípios paranaenses. Montamos uma agenda, incluindo a passagem por 36 cidades do Estado do Paraná. Um momento importante para o trabalho parlamentar, de estar em contato direto com a base, de encontrar os gestores municipais e ouvir demandas da população e entidades representativas.

O trabalho legislativo às vezes parece distante da realidade da população, mas cada decisão, cada voto e cada indicação de emenda parlamentar podem afetar de forma direta e indireta os direitos das pessoas e contribuir para o desenvolvimento local.

Nesses pouco mais de dez dias, consegui viajar pelos municípios das regiões Norte, Oeste e até Centro Sul, incluindo a cidade de Ponta Grossa e a capital Curitiba com a região metropolitana.

Foram agendas muito intensas, nas quais foi possível constatar que a preocupação com o cenário atual da política brasileira e suas consequências para o futuro do país e do Paraná. As pessoas estão se questionando como manter todas as conquistas sociais se o governo trabalha em constantes ataques antidemocráticos contra instituições e direitos.

Tanto prefeitos, vereadores, lideranças políticas quanto sociedade civil se mostraram apreensivos sobre a continuidade dos investimentos públicos em educação, saúde, infraestrutura, assistência e outras áreas, se os recursos têm sido cortados ano a ano, após o Teto de Gastos.

Leia também
Governo do Paraná pode conceder rodovias para exploração de pedágio durante 60 anos

Veja o que esperar do encontro entre Lula e Requião nesta quinta-feira

Genocida, Bolsonaro veta projeto de lei que proibia despejos na pandemia

Pude explicar sobre nossa luta de resistência contra essas pautas e temas nocivos à economia do país, que estão dominando as votações do Congresso Nacional. E de como a base governista tem votado em peso a favor de todas as propostas enviadas pelo Poder Executivo.

Além disso, foram dias muito proveitosos quanto às emendas parlamentares. Em todos os municípios que vistamos, fizemos uma atualização de tudo que já foi investido. Também anunciamos novos valores para a saúde, pavimentação, agricultura, esporte, entre outros.

Só nesse primeiro semestre de 2021, R$ 4,6 milhões referentes à emendas nossas foram pagos às prefeituras. Com isso, a população tem sido beneficiada com vias pavimentadas, maquinário para a agricultura local, e investimentos que fazem a diferença para a administração municipal, muitas vezes sem orçamento suficiente para suprir todas as demandas dos seus moradores.

E, depois de um longo período em que nos encontramos em pandemia, é bom olhar nos olhos das pessoas e sentir os anseios delas por melhores condições de vida. Tomamos todos os cuidados possíveis e seguimos todos os protocolos de segurança, claro.

É sempre muito bom retomar e ver os nossos companheiros e companheiras, conversar com a população e, agora, estamos de volta à Brasília com muito mais energia e muito mais desafios. Mas com energias renovadas para lutar o bom combate e defender a boa política pelo interesse coletivo do Paraná e do Brasil.

*Enio Verri é deputado federal (PT-PR) e professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).