‘Quem mandou matar Bolsonaro?’, deliram bolsonaristas nas redes sociais com facada em Bolsonaro

Quem mandou matar Bolsonaro?‘ Trata-se de uma patológica pergunta. Um prestador de serviço arriscou a resposta para mim: “Zé Dirceu e o PT”. Confesso que ontem eu nem sabia da treta, mas seu “Seu Gumercindo” [nome fictício] já tinha recebido a “informação” pelo WhatsApp. Nas redes sociais virou a hashtag #QuemMandouMatarBolsonaro.

A máquina de fake news e de ódio está em pleno funcionamento. Foi deflagrada nesse episódio pelo deputado bolsonarista Carlos Jordy (PSL-RJ) e reverberado na Câmara pelo deputado Bibo Nunes (PSL-RS).

A meu ver, não é caso de impeachment, cassação ou prisão. Mas sim de internação.

Faltando menos de um mês para completar três anos da facada, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reavivam o tema. Isso anima a torcida antipetista, anti-Lula e anti-Brasil. É mais uma cortina para esconder a falta de governo no País.

O ex-ministro José Dirceu fazia uma análise de conjuntura numa live quando disse que “se a Dilma governasse até o final do governo dela e o Lula sendo candidato em 2018, nós venceríamos a eleição. Aliás, ele venceria em 2018 com tudo que aconteceu ou, em liberdade, elegeria o Haddad… A possibilidade era grande, podia acontecer qualquer fato como acontece às vezes que impedisse isso, ou erros nossos, como foi a facada ao Bolsonaro”.

Economia

Leia também

Pela regra do TSE, Estadão e Globo seriam desmonetizados nas eleições de 2022

CPI da Pandemia prepara pizza sabor “Ricardo Barros” no relatório final

Nova pesquisa indica ao presidente que ‘já está na hora ir’ arrumando as malas antes de 2022

Cotado para vice, Flávio Dino recebe ex-presidente Lula no Maranhão

Os parlamentares bolsonaristas distorceram a fala de Dirceu. Eles quiseram entender que “José Dirceu tem que ser investigado urgentemente por essa declaração de que foi um erro “nosso” a facada em Bolsonaro”. No entanto, o ex-ministro não se referia à facada como um “erro nosso”, mas sim como um fato imprevisível.

“Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis”, tuitou Dirceu.

A Polícia Federal já descartou a hipótese de um complô para matar Bolsonaro e afirmou em inquérito já encerrado que o agressor, Adélio Bispo, agiu sozinho. Ou seja, a tentativa de homicídio foi obra de um “lobo solitário” e que não houve uma organização por trás como insistem os bolsonaristas.

A fake news ganhou o Brasil, inclusive “Seu Gumercindo”, em Curitiba, porque o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) compartilhou a notícia falsa nas redes sociais. O filho do presidente exerce a linha de comando na disseminação das mentiras nas redes sociais.

O presidente Jair Bolsonaro tende a pegar carona na falsa polêmica da “facada” durante sua live desta quinta-feira (19/08).

Mas nem por isso defendo estultice de que as empresas de aplicação –Twitter, Facebook, Google, YouTube, Instagram, WhatsApp, dentre outras– eliminem por conta e risco postagens. Somente decisão judicial deve determinar a remoção de conteúdos.