Lula encerra hoje na Bahia caravana pelo Nordeste depois de 11 dias

Chega ao fim nesta quinta-feira (26/08) a caravana pelo Nordeste do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Bahia é o último estado no roteiro iniciado dia 16.

Durante o périplo nordestino, o petista esteve com tradicionais aliados –como PSB, PDT e PCdoB–, mas também se reuniu com “doces adversários”, aqueles que se opõem localmente contra o PT, mas nacionalmente torcem por Lula.

“As pessoas tão assustadas com o tanto de gente que eu tô conversando. Mas pra governar não basta só ganhar eleição. Se eu for presidente, fiquem certos: vocês vão viver o melhor momento da história desse país. Tenho na cabeça o que quero fazer. E quem tem fome não pode esperar”, disse hoje o ex-presidente em Salvador.

Olhando para uma foto do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), um cotados para sua vice, Lula disse reafirmou que tem conversado com todo mundo. “Tô que nem coração de mãe, aberto pra falar com todo mundo. Mas só sento pra conversar com que quer sentar também”, ressaltou.

Lula afirmou que leva vantagem sobre o discurso da terceira via porque, segundo o ex-presidente, ele já fui candidato muitas vezes. “Em 89 nem eu acreditava que tinha sido indicado pra ser candidato pelo PT, e eu fui pro 2º turno. Pode ter terceira, quarta, quinta via… É só lançar.”

O ex-presidente Lula disse ainda que o presidente Jair Bolsonaro faz é só provocação. “Ele é um cidadão incivilizado. A democracia é a única coisa que permite que uma sociedade viva em harmonia”, defendeu. “Tô disposto a juntar tudo que for caco de democrata e ir pra rua pra não deixar ele fazer o que ele quer aqui”, propôs o petista uma espécie de frente ampla –inclusive com Ciro.

Economia

“Ele está tentando utilizar um desfile que é oficial, que acontece há quase 150 anos, para proveito político. Isso não é aceitável, de alguém que quer tratar o Exército como propriedade dele e não do Estado”, criticou Lula.

Agenda de Lula no Nordeste

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia

Leia também

Homem de confiança de Lupi inicia “operação desembarque” da candidatura de Ciro Gomes

Quem será o vice do Lula? Veja os 11 nomes possíveis para a chapa do petista em 2022

Bolsonaro promete convocar em live manifestação de 7 de setembro e contestar ‘coxa sarada’ de Lula

Do Nordeste, Lula avança rumo ao Palácio do Planalto enquanto Bolsonaro arde no fogo de Brasília

PT articula os governadores Rui Costa e Camilo Santana para o Senado