Lula começa pelo Nordeste sua caminhada de volta à Presidência da República em 2022 [vídeo]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Pernambuco, cumpre o início de sua caravana pelo Nordeste mirando as eleições de 2022. Trata-se do marco inicial da campanha pela sua volta à Presidência da República, depois de 10 anos e oito meses fora do Palácio do Planalto.

O petista visitou na manhã desta segunda-feira (16/08) o assentamento “Che Guevara” do MST, em Bonança, região metropolitana de Recife, portanto, “um reencontro histórico entre o povo sem terra e o líder político mais amado do Brasil” –dizem os petistas.

Em Pernambuco, Lula ainda se encontrou com o governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito de Recife João Campos (PSB), e com lideranças do histórico aliado Partido Socialista Brasileiro.

Segundo a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), a agenda com o PSB foi para conversar sobre o momento atual, a conjuntura difícil do Brasil, o sofrimento do povo e reafirmar a necessidade de união das forças progressistas e democráticas para enfrentar isso tudo.

Por volta do meio dia, em Recife, Lula concede entrevista coletiva à imprensa.

Assista Lula no Nordeste [vídeo]

Economia

Leia também

PT articula os governadores Rui Costa e Camilo Santana para o Senado

Centrão vai colocar um pé na canoa de Bolsonaro e outro pé na canoa de Lula em 2022

Santander deu uma ótima razão para 51,3 milhões de brasileiros trocarem de banco

Em Pernambuco, Lula inicia debates sobre região Nordeste e Brasil

O presidente Lula chegou ao Recife no começo da tarde deste domingo (15/08) e já começou a trabalhar pelo Brasil, pelo Nordeste e por Pernambuco. Lula foi recepcionado no aeroporto por dirigentes do partido no estado e também por lideranças sociais. Lula visita os estados da região para debater desenvolvimento regional e combate à fome.

“Nossa primeira conversa em Pernambuco foi com companheiros(as) do PT, dirigentes, lideranças. Um papo aberto sobre a responsabilidade do partido frente a situação triste que vive o Brasil e o povo brasileiro. Bom início para nossa visita pelo Nordeste!”, registrou a presidenta Gleisi Hoffmann em suas redes sociais.

Segundo o coordenador da visita de Lula ao Nordeste, o vice-presidente do PT, Márcio Macedo, ao longo dos próximos dias “haverá atividades simbólicas, diálogos com pessoas do povo, com os movimentos sociais, culturais, trabalhadores, empresários e políticos”.

Também de acordo com Márcio Macedo, nos encontros com autoridades, lideranças politicas e sociais, durante a passagem pelos seis estados, Lula abordará temas como a vacina, o combate à fome, o Desenvolvimento Regional, emprego, incentivo a micro e pequena empresa, educação e saúde.

Em virtude da pandemia essa será uma viagem diferente, sem atos de massa, nem aglomerações, esclarece Márcio Macedo. Segundo ele, com o distanciamento social recomendado, a utilização de máscara, álcool gel e respeitando os decretos governamentais no que concerne ao número de pessoas nos encontros.

O senador Humberto Costa destacou a importância da presença de Lula na região para “reforçar a luta de resistência contra o governo de Bolsonaro e suas tentativas de atacar a democracia e o Estado de Direito e também para discutir um projeto para o Brasil”.

Neste domingo à noite, 15, Lula participou de jantar com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. É o primeiro encontro oficial com autoridades, em especial com os governadores. Lula visitará os demais governadores na sequência das agendas.

Alvo da destruição nacional

Assim como os demais estados do Nordeste, Pernambuco sofre as consequência do governo de destruição nacional patrocinado pelo governo Bolsonaro. A taxa de desemprego no estado atingiu 21,3% da população de 14 anos ou mais, no primeiro trimestre do ano, o maior índice em nove anos.

Diferente disso, nos governos federais do PT, o estado experimentou um dos maiores saltos de crescimento de sua história. A combinação de políticas sociais inclusivas e grandes obras criou condições para um salto de desenvolvimento no Nordeste.

Com muitos investimentos no social e em infraestrutura, Pernambuco cresceu 4,1% ao ano no período de 2003 e 2013, acima da média de 3,3% do resto do país, segundo dados do Banco Central. O índice de desocupação na Região Metropolitana do Recife, em 2011, por exemplo, caiu a 6%.

Agenda de Lula no Nordeste

Até o dia 26, Lula percorre os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

15 e 16/8 – Pernambuco
17 e 18/8 – Piauí
18 a 20/8 – Maranhão
20/8 – Ceará
24/8 – Rio Grande do Norte
25 e 26/8 – Bahia