Hoje tem CPI da Covid sim, senhor; acompanhe ao vivo pelo Blog do Esmael

Daqui a pouco, a partir da 9h30, a CPI da Pandemia –ou CPI da Covid, se preferir– deve ouvir hoje (17/08) o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele teria elaborado um “estudo paralelo” segundo o qual metade das mortes confirmadas no Brasil por covid-19 não teria ocorrido. Os senadores ouvem ainda o ex-secretário da Saúde do Distrito Federal Francisco de Araújo Filho, denunciado por irregularidades na compra de testes rápidos para detecção do coronavírus.

A convocação do auditor Alexandre Marques foi sugerida pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Alexandre seria autor de um "estudo" citado pelo presidente Jair Bolsonaro segundo o qual metade das mortes confirmadas no Brasil por covid-19 não teria ocorrido
Alexandre seria autor de um “estudo” citado pelo presidente Jair Bolsonaro segundo o qual metade das mortes confirmadas no Brasil por covid-19 não teria ocorrido

O parlamentar sergipano quer “esclarecer os detalhes da participação” do auditor na produção do “estudo paralelo”, que chegou a ser citado pelo presidente Jair Bolsonaro como um documento oficial do TCU. Em junho, o auditor foi afastado do cargo.

O depoimento do ex-secretário Francisco de Araújo Filho atende requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Ele lembra que a Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal, descobriu irregularidades na aquisição de testes para o coronavírus. Francisco de Araújo Filho chegou a ser preso e denunciado por organização criminosa, fraude à licitação e desvio de dinheiro público.

Hoje tem CPI da Covid sim, senhor.

CPI da Covid ao vivo hoje

Economia

Leia também

Ricardo Barros irrita senadores e será “reconvocado” pela CPI da Pandemia

CPI pode aliviar para Bolsonaro em seu relatório final retirando o crime de “genocídio”

Sergio Reis desaba em choro com medo de prisão [vídeo]

CPI da pandemia suspendeu acareação entre Onyx Lorenzoni e Luis Miranda

A CPI da Pandemia [CPI da Covid] suspendeu uma acareação que ocorreira entre o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). A acareação estava prevista para esta quarta-feira (18/08), porém foi desmarcada.

os integrantes da cúpula da CPI decidiram colocar o depoimento de Túlio Silveira, advogado da Precisa Medicamentos – empresa que intermediou a negociação suspeita entre o governo brasileiro e o laboratório indiano que desenvolveu a Covaxin.

Os senadores avaliaram que uma acareação entre o ministro e o deputado seria pouco produtiva e poderia ser explorada pelo governo para tentar atacar a CPI e os integrantes de oposição ao Palácio do Planalto.

“Concluímos que não traria nenhuma contribuição real, concreta, para a CPI a acareação dos dois. Temos versões distintas, de um e de outro, em relação à chamada invoice, o recibo. Se é somente essa a informação que precisa ser confrontada, pode ser confrontada de forma documental”, disse Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, após a reunião.