Arthur Lira puxa o saco de Bolsonaro ao levar para o plenário proposta do voto impresso

O saco do chefe é o corrimão da glória, diz o ditado popular. Que o diga o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), empenhadíssimo em agradar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas vésperas da queda do mandatário.

Lira seria um dos beneficiários com a cassação de Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga ações de abuso de poder econômico e de fake news da campanha de 2018. Abstraia-se o fato de o parlamentar ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo juristas, o impediria de assumir o Palácio do Planalto.

Dito isso, a despeito da comissão especial rejeitar, o presidente da Câmara dos Deputados disse que a decisão sobre a proposta de emenda constitucional que torna obrigatório o voto impresso será tomada pelo plenário da Casa. Segundo Lira, a proposta é polêmica e tem dividido o País, e, por essa razão, é preciso da análise dos 513 deputados para uma definição. Para ele, “a disputa já foi longe demais”.

A princípio, a rediscussão do voto impresso agrada muito ao presidente Jair Bolsonaro. A princípio, porque Brasília é cheia de ilusões… e fidelidade não é a regra na política.

Leia também
Bolsonaro tem medo de ser preso, diz Lula

Bolsonaro “Boca Suja” participa de motofiasco em Florianópolis

Economia

‘Filho de uma puta do Barroso’, xinga Bolsonaro em vídeo; assista

Na sexta-feira (06/08), Lira minimizou a derrota do voto impresso dizendo que, pelo Regimento Interno, as comissões especiais têm caráter opinativo e não terminativo e, portanto, o relatório seria apenas uma sugestão a ser analisada pelo plenário.

“Não há nada mais amplo e representativo do que o Plenário se manifestar, só assim teremos uma decisão inquestionável. O Plenário é a expressão da nossa democracia e vamos deixá-lo decidir”, afirmou.

Segundo Lira, a decisão de levar a PEC do voto impresso para o plenário da Câmara garante a tranquilidade [de Bolsonaro] para as próximas eleições. “Para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar o voto impresso para o Plenário para que todos os parlamentares possam decidir, estes que foram eleitos pelo voto eletrônico, diga-se de passagem”, disse.

Lira disse para não contar com sua participação em qualquer tipo de ação que rompa com a independência e harmonia entre os poderes. Ele reafirmou que vai continuar no caminho da institucionalidade e da defesa da democracia.

A comissão especial que analisou a proposta de voto impresso (PEC 135/19) recomendou na noite de sexta que o plenário rejeite o texto. O parecer elaborado pelo relator, deputado Raul Henry (MDB-PE), foi aprovado por 22 votos a 11. No entanto, o Arthur Lira insiste em puxar o saco de Bolsonaro.

O saco do chefe é o corrimão da glória.