Ratinho promove farra publicitária com Globo no Paraná, denuncia deputado Requião Filho

  • Governo gasta milhões em propaganda, mas não revela para onde vai todo o dinheiro, afirma deputado
  • Requião Filho questiona distribuição de recursos na mídia paranaense, mas resposta veio incompleta

Nesses tempos estranhos, coisas esquisitas ocorrem no Paraná, segundo o deputado estadual Requião Filho (MDB). Segundo ele, aproximadamente R$ 63,7 milhões foi o que o Governo do Paraná gastou com propagandas na televisão, entre os anos de 2020 e 2021.

Requião Filho afirma que os números impressionam e estão disponíveis em um relatório apresentado por ele esta semana, em resposta a um pedido de informações protocolado no início de junho. Porém, o montante refere-se apenas às campanhas publicitárias exibidas somente nas quatro principais emissoras de TV aberta.

O Governo Ratinho Junior (PSD) não revelou os valores gastos com as outras mídias, nem quais foram as outras empresas de comunicação que receberam recursos para divulgação no período.

O valor também chama atenção, se comparado ao que foi investido em ações, de fato, como o Paraná Mais Verde, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Instituto Água e Terra, e que estimula o plantio de mudas de árvores nativas no Estado. O total investido no programa de Governo foi de R$ 1.478.602,75, enquanto que, para divulgar o mesmo projeto na mídia, foram gastos R$ 2.288.803,92.

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“Gasta mais em propaganda do que em ações efetivas. Sem contar que, quando questionado, o Governo não especifica gastos com emissoras de rádio, jornais, sites e blogs. O que sugere que estes valores podem ser ainda maiores. Sabemos que foram contratados artistas e agências caríssimas para determinadas campanhas, mas diante dessa resposta incompleta, fica difícil saber quem está recebendo para falar bem do Governo Ratinho Junior”, declarou o deputado Requião Filho.

Outra esquisitice é o fato de a Globo ser completamente chapa-branca no Paraná. Os telejornais da emissora no estado voltaram ao estágio no início dos anos 2000, quando a matriz do Rio de Janeiro interveio no departamento de jornalismo por falta de “imparcialidade” e falta de conexão com a realidade factual na programação do estado. Ou seja, nos bastidores da política a RPCTV é chamada de “RPC do Ratinho” tal a cumplicidade.

Economia

Um deputado estadual da base governista disse ao Blog do Esmael que a RPCTV começa seus telejornais com “O governador Ratinho Junior não espirou essa manhã, mas se espirrar à tarde nós desejamos ele saúde!”, ironizou.

Abaixo seguem os dados apresentados:

RESPOSTA SEC GASTOS COM PUBLICIDADE

• EMISSORAS DE TV – 2020 – TOTAL DE R$ 39.092.280,25

o RPC: R$ 17.652.901,05 – 45%

o RIC: R$ 8.996.431,58 – 23%

o MASSA: R$ 8.509.978,69 – 22%

o BAND: R$ 3.932.968,93 – 10%

• EMISSORAS DE TV – 2021 – ATÉ JUNHO DE R$ 24.659.201,04

o RPC: R$ 11.129.008,05 – 45%

o RIC: R$ 5.409.361,97 – 22%

o MASSA: R$ 5.215.707,08 – 21%

o BAND: R$ 2.905.124,63 – 12%

RESPOSTA PARANÁ MAIS VERDE

• FORAM DOADAS 3.052.567 MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS

• TOTAL GASTO COM O PROGRAMA: R$ 1.478.602,75 DESTA FORMA:

o R$ 1.168.602,75 – FERTILIZANTES, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

o R$ 310.000,00 – MANUTENÇÃO DE 17 ESTUFAS

o GASTOS COM A MÃO DE OBRA NÃO INFORMADO, SEGUNDO A SECRETARIA DE DIFÍCIL VALORAÇÃO

• GASTOS DE PUBLICIDADE COM O PROGRAMA – R$ 2.288.803,92